Notícias
GLOSSÁRIO SAÚDE BRASIL
Substâncias Psicoativas
Saúde Brasil
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o termo droga refere-se a “qualquer entidade química ou mistura de entidades que altere a função biológica e possivelmente a estrutura do organismo” (OMS, 1981). As chamadas substâncias psicoativas ou drogas psicotrópicas são aquelas que atuam sobre o cérebro, modificando o seu funcionamento, podendo provocar alterações no humor, na percepção, no comportamento e em estados da consciência.
Nesse sentido, a nicotina, que está presente em qualquer produto derivado do tabaco, é capaz de produzir alterações no sistema nervoso central e modificar o estado emocional e comportamental de quem a inala a partir do ato de fumar.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o quadro de dependência resulta em tolerância, abstinência e comportamento compulsivo para consumir a droga, estabelecendo-se assim um padrão de autoadministração caracterizado pela necessidade tanto física quanto psicológica da substância, apesar do conhecimento de seus efeitos prejudiciais à saúde.
É importante lembrar que o uso do cigarro também é associado à piora de abuso de outras substâncias, servindo muitas vezes como uma porta de entrada para outras dependências.
Ver também: