Notícias
Glossário Saúde Brasil
Aterosclerose
As artérias são como vasos sanguíneos por onde o sangue percorre impulsionado pelo coração. Esse sangue passa pelos pulmões, transportando o oxigênio que será entregue a todos os tecidos do corpo, garantido o funcionamento pleno dos órgãos. Qualquer obstrução em uma artéria, seja parcial ou total, levará a uma diminuição na quantidade de sangue que chega às células.
Nesse sentido, a aterosclerose é por ser considerada uma doença inflamatória crônica de origem multifatorial, causada pelo acúmulo de gordura (lipídios) e consequente inflamação da parede dos vasos, com formação de placas calcificadas. Esse processo pode cursar com a obstrução das artérias, resultando em menor fluxo sanguíneo e danos a diferentes órgãos. A doença é sistêmica, ou seja, pode acometer simultaneamente diversas partes do corpo. Os sintomas e complicações apresentados por uma pessoa vai depender do local de obstrução.
No coração:
A obstrução total ou mesmo parcial pode cursar com dor no peito (angina) e infarto agudo do miocárdio.
No cérebro:
A obstrução pode levar ao acidente vascular cerebral do tipo isquêmico (AVC), conhecido popularmente como “derrame”.
Nos membros inferiores:
A obstrução diminui a circulação sanguínea, causando desde dor e palidez, até dificuldade para correr ou caminhar por determinadas distâncias, de acordo com o grau de obstrução.
Fatores de risco:
Estudos epidemiológicos mostram que a aterosclerose incide com maior frequência e intensidade em indivíduos que têm fatores de risco. Os principais fatores de risco são: tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, obesidade/sobrepeso, níveis elevados de colesterol e triglicerídeos, inatividade física e histórico familiar.
Como evitar:
A prevenção é uma das maneiras mais efetivas para o controle de doenças cardiovasculares e dos seus fatores de risco e deve ter início o quanto antes. A adoção de hábitos contínuos como atividade física regular de pelo menos 150 minutos por semana, o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados em vez de ultraprocessados, e a cessação do tabagismo trazem importantes ganhos à saúde.
Ver também:
A ação do cigarro nas artérias
Controle de doenças cardiovasculares
A relação entre o tabagismo e as doenças cardiovasculares
Estilo de vida saudável para manter a saúde do coração