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Eu quero me exercitar
Por que incentivar a participação de crianças e de adolescentes nas aulas de Educação Física escolar?
A atividade física é importante para o pleno desenvolvimento humano e deve ser praticada em todas as fases da vida e em vários momentos. Essa é uma afirmação que inclusive rompe com a ideia de que para ter uma vida fisicamente ativa é preciso estar dentro de uma academia. É possível praticar atividade física ao se deslocar de um lugar para outro, durante o trabalho ou estudo, ao realizar tarefas domésticas ou durante o tempo livre. E no caso dos estudantes, sejam crianças ou adolescentes, as aulas de educação física são uma ótima oportunidade.
Isso porque, no caso das crianças, a atividade física é praticada principalmente em jogos e brincadeiras ou em atividades mais estruturadas, como a participação em escolinhas de esportes e nas aulas de educação física escolar. Já para os adolescentes, além dessas opções, a atividade física também pode ser praticada em academias, mas as aulas de educação física escolar ajudam a compor uma rotina fisicamente mais ativa e diversificada. Em alguns casos, a educação física escolar é o único momento em que os jovens praticam alguma atividade física.
De acordo com o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde, a educação física pode contribuir de forma significativa para a saúde e para o desenvolvimento pessoal dos estudantes. Participar das aulas de educação física vai além da prática de atividade física e do desenvolvimento de habilidades motoras, como correr e saltar, contribuindo para uma vida ativa e saudável. Por isso, é importante garantir que todos os estudantes tenham acesso e participem de mais e melhores aulas de educação física.
Vale destacar que além dos benefícios já amplamente conhecidos, como a contribuição para a manutenção do peso corporal saudável, a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e a melhora da saúde mental, a atividade física também oferece muitos benefícios para o desempenho escolar.
É por meio do movimento que a criança desenvolve não somente as suas habilidades motoras, a sua coordenação e o seu equilíbrio, mas também o seu lado social e a sua capacidade cognitiva - que se dá por meio das ligações neurais que a prática de atividade física é capaz de promover. Isso vai permitir que a criança transfira conhecimentos e habilidades adquiridas por meio da atividade física para as tarefas escolares.
Principais benefícios que a Educação Física escolar pode proporcionar:
- Aumento da prática de atividade física durante as aulas e ao longo do dia;
- Melhora do funcionamento do coração e da respiração;
- Melhora da flexibilidade e das habilidades para se movimentar ao correr, andar ou saltar;
- Auxilia no controle do peso;
- Melhora da motivação e do bem-estar mental, com redução dos sintomas de ansiedade e de depressão;
- Aumento da cooperação entre os colegas durante as atividades nas aulas;
- Aumento da atitude e da satisfação para fazer a aula de educação física;
- Melhora das habilidades de socialização e das relações de amizade;
- Melhora do desempenho escolar;
- Melhora do foco e da ação do estudante na realização de uma tarefa;
- Melhora da forma como o estudante se organiza para fazer tarefas diversas e aprender novas habilidades.
Em tempo: consulte o Guia de Atividade Física para a População Brasileira
Produzido pelo Ministério da Saúde, o Guia de Atividade Física para a População Brasileira incentiva a prática regular de atividade física e traz informações sobre como manter uma vida fisicamente ativa em diferentes momentos. Dividida em oito capítulos, a publicação aborda a prática de atividade física em vários contextos, grupos e ciclos de vida, além de apresentar recomendações sobre a quantidade, a intensidade e exemplos de atividades aeróbias, de força e de equilíbrio, com indicações para um estilo de vida ativo. Acesse agora para consultar informações e recomendações específicas para crianças de até 5 anos, crianças e jovens de 5 a 17 anos, adultos e idosos, gestantes e mulheres no pós-parto, pessoas com deficiência e para a educação física escolar.
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