Notícias
Eu quero me alimentar melhor
Amamentação: uma celebração do primeiro alimento
Único e inigualável, o leite materno é o alimento ideal para a criança, por ser totalmente adaptado às suas necessidades nos primeiros anos de vida. É assim que o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 Anos , produzido pelo Ministério da Saúde, descreve o leite materno.
Produzido naturalmente pelo corpo da mulher, o leite materno possui anticorpos que protege a criança
Produzido naturalmente pelo corpo da mulher, o leite materno é o único alimento que contém anticorpos e outras substâncias que protegem a criança de infecções comuns como diarreias e infecções respiratórias Além disso, previne algumas doenças no futuro, como asma, diabetes e obesidade. Não existe outro leite igual nem parecido, apesar dos esforços da indústria em modificar leites de outros mamíferos, como o da vaca, para torná-los mais adequados ao consumo por crianças pequenas.
Não existe outro leite igual nem parecido, apesar dos esforços da indústria
A amamentação também é importante para o desenvolvimento da face da criança, contribuindo para uma melhor respiração, mastigação, fala, oalinhamento dos dentes e também, para engolir. Além do desenvolvimento físico, a amamentação também influencia no desenvolvimento cognitivo e emocional. Durante as mamadas, a criança recebe vários estímulos que a ajudam a se desenvolver, como a troca de calor, cheiros, sons, olhares e toques, estabelecendo seus primeiros laços afetivos. Reforçando vínculos que trazem impactos positivos na saúde da criança por toda vida.
A amamentação também traz diversos benefícios para a mulher que amamenta
Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que o aleitamento materno seja capaz de diminuir em até 13% a morte de crianças menores de 5 anos por causas preveníveis. A informação chama atenção principalmente pelo impacto que a amamentação tem na redução da mortalidade infantil nessa faixa etária e por não existir outra estratégia que, isoladamente, seja capaz de alcançar esse feito.
A amamentação também é importante tanto para o desenvolvimento físico quanto cognitivo e emocional da criança
Vale lembrar que a prática também traz benefícios para a mulher que amamenta. Isso porque a mamentar auxilia na prevenção de várias doenças, como o câncer de mama, de ovário, endométrio e diabetes tipo 2. A amamentação também exerce uma influência importante na saúde mental da mulher, podendo reduzir as chances de depressão pós-parto.
A amamentação também pode reduzir as chances de depressão pós-parto
Como é o leite materno e como ele é produzido?
Conforme explica o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de dois anos , durante a gestação as mamas passam por transformações para produzir leite. Nos primeiros dias, a produção de leite materno é pequena, mas suficiente para atender as necessidades da criança recém-nascida, que tem um estômago muito pequeno. Em geral, do terceiro ao quinto dia após o parto costuma ocorrer a “descida do leite”. É quando as mamas ficam maiores e a mulher passa a produzir mais leite.
Durante a gestação, as mamas passam por transformações para produzir leite
O leite materno dos primeiros dias da amamentação é chamado colostro, especialmente produzido para os bebês dessa idade. Tem mais proteínas e é rico em anticorpos e outras substâncias que ajudam a criança na proteção de doenças. E vale ressaltar que o organismo possui uma produção sob demanda, ou seja, quanto mais a criança mamar e mais leite consumir, mais leite a mulher vai produzir.
Apesar da composição semelhante, pequenas variações ocorrem para adaptar o leite a necessidades específicas
Você sabia?
Apesar da composição do leite materno ser semelhante para todas as mulheres, pequenas variações ocorrem para adaptar o leite a necessidades específicas. Por exemplo, o leite produzido pela mãe de uma criança prematura é diferente, justamente para atender às necessidades desse bebê.
Durante as mamadas, a criança recebe vários estímulos que a ajudam a se desenvolver
Sobre o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos
O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos é um instrumento para apoiar e incentivar práticas alimentares adequadas e saudáveis no início da vida. Foi elaborado para crianças de até 2 anose reúne um conjunto de informações e recomendações sobre aleitamento materno e alimentação complementar que contribuem para a promoção da saúde em uma fase tão importante para a construção de uma vida saudável no futuro. Acesse agora para consultar todas as orientações e garantir mais saúde e qualidade de vida para os pequenos.