Notícias
AUDITORIA
DenaSUS formaliza o planejamento estratégico para o quadriênio 2024-2027
O Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (DenaSUS) oficializou seu planejamento estratégico para o período de 2024 a 2027 com a publicação de duas portarias no final de dezembro. Os documentos reforçam o compromisso do departamento com a transparência, a inovação e a excelência na auditoria interna do SUS, estabelecendo diretrizes e metas que visam aprimorar a gestão pública e a qualidade dos serviços de saúde no país.
"Com o planejamento estratégico aprovado, reafirmamos nosso compromisso com a transparência, a governança e a excelência na auditoria interna do SUS. Esse documento é um marco para o departamento, pois orientará nossas ações com foco na melhoria da gestão pública e na qualidade dos serviços de saúde prestados à sociedade", destacou Alexandre, diretor do DenaSUS.
A Portaria GM/MS nº 6.325, de 27 de dezembro, aprova o Planejamento Estratégico do DenaSUS para o período de 2024 a 2027. O documento estabelece pilares para o departamento, como a missão de realizar auditorias no SUS e promover o Sistema Nacional de Auditoria (SNA) com excelência na gestão e efetividade nos serviços de saúde. O planejamento apresenta um mapa estratégico estruturado em cinco perspectivas principais: resultados para a sociedade, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento, além de aspectos orçamentários e financeiros.
Já a Portaria GM/MS nº 6.101, de 17 de dezembro, estabelece as diretrizes para a elaboração do planejamento. O texto enfatiza a importância do envolvimento dos servidores e da articulação integrada entre as unidades do DenaSUS para a construção de estratégias que fortaleçam o papel do departamento no aprimoramento das políticas públicas de saúde.
Diretrizes e objetivos
As portarias publicadas definem um conjunto de diretrizes e objetivos que alinham a atuação do DenaSUS aos pilares da eficiência e da inovação. Enquanto a Portaria 6.101 detalha os passos para a elaboração do planejamento, a Portaria 6.325 consolida o plano estratégico, estruturado em perspectivas e metas que serão monitoradas e avaliadas periodicamente. Esses documentos reforçam o papel do departamento como instância de apoio à governança e agregadora de valor à gestão do SUS.
Tania Mello
Ministério da Saúde