Notícias
EQUIDADE
Saúde promove webinário sobre apoio para implementação da Política Nacional de Saúde da População Negra
Foto: Rafael Nascimento/MS
Na próxima segunda-feira (23), o Ministério da Saúde realiza webinário sobre implementação da Política Nacional de Saúde da População Negra. Na oportunidade, será lançado o edital para seleção de apoiadores estratégicos, que atuarão dando suporte à implementação e monitoramento das ações de saúde voltadas para população negra nos estados e municípios em que residem. O evento vai contar com representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Dados do Boletim Epidemiológico de Saúde da População Negra apontam que, em 2021, apenas 1.781 (32%) dos municípios brasileiros declararam possuir ações da Política Nacional de Saúde da População Negra. Para aumentar a implementação de ações voltadas para equidade étnico-racial em todo o Brasil, neste ano, o Ministério da Saúde, com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), iniciou um projeto que vai investir R$ 32 milhões nos próximos três anos para fortalecer a adesão à política.
Para auxiliar institucionalmente os gestores, um dos cinco eixos de atuação é o apoio estratégico. Serão contratados 17 profissionais para atuar nas regiões em que residem, apoiando e auxiliando seu estado de referência na promoção de medidas voltadas para saúde da população negra. As condições e prazos para inscrição serão divulgados durante o webinário.
“O apoio estratégico é um dispositivo de cooperação de fortalecimento das ações já desenvolvidas e na potencialização de novos processos, através da expertise de uma equipe que vai colaborar com os gestores estaduais e municipais nesta função, respeitando as particularidades loco regionais”, conta a Coordenadora de Apoio Estratégico em Saúde, Elaine Oliveira Soares.
Sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra
Instituída em 2009, a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) representa um marco ao reconhecer oficialmente o racismo como um determinante social que dificulta o acesso de pessoas pardas e pretas à saúde, em acordo com o posicionamento da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A política determina diretrizes e estratégias para a promoção, a prevenção e tratamento de saúde, com orientações para mitigar as barreiras de acesso ao sistema de saúde que envolvem prevenção de doenças, gestão participativa, participação popular, produção de conhecimento científico, além de formação e educação permanente para trabalhadores de saúde.
Serviço
Webinário - Apoio estratégico para implementação da Política Nacional de Saúde da População Negra
Data: segunda-feira, 23 de setembro
Horário: 9h30 às 10h30
Assista à transmissão
Nadja Alves dos Reis
Ministério da Saúde