Notícias
PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Política Nacional de Vigilância em Saúde será debatida com a população em webinário
O Ministério da Saúde realiza, nesta quarta-feira (18), uma reunião virtual com movimentos sociais e representantes da área acadêmica para dar visibilidade à Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) e fortalecer as estratégias de vigilância popular em saúde e ambiente. O evento será às 15h, com transmissão pelo Canal SVSA. Haverá emissão de declaração de participação automática.
O webinário é organizado pelo Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA). A abertura será feita pelo diretor do departamento, Guilherme Wernek, e a coordenação ficará a cargo do consultor técnico José Carlos Veloso. A coordenadora-geral de Articulação Interfederativa e Participativa, da Secretaria Executiva, Maria Rocineide Ferreira da Silva, será a debatedora.
O webinário contará com uma série de palestras. Alex Mota, representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), abordará "A Importância da Participação no Controle Social na Construção da PNVS". Michele Neves Meneses, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), discutirá o tema "Vigilância Popular em Saúde". Vera Lúcia de Azevedo Dandas, representante da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (Aneps), conduzirá uma discussão sobre "Educação em Saúde Popular". Graciela Inês Stornini de Almeida, integrante do grupo de famílias afetadas pela pulverização aérea de agrotóxicos no assentamento Santa Rita de Cássia II, de Nova Rita/RS, apresentará o tema "Movimento Social e Vigilância em Saúde". Por fim, Wagner Martins, representante do Colaboratório de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Fiocruz Brasília, palestrará sobre "Movimentos Sociais e Vigilância em Saúde".
Para o diretor Guilherme Werneck, o evento será um espaço importante para o diálogo e a troca de experiências entre profissionais e ativistas envolvidos na vigilância em saúde: “nosso objetivo é reforçar a importância da participação popular e das estratégias de vigilância no fortalecimento da saúde pública do país”.
João Moraes
Ministério da Saúde