Notícias
CULTURA E SAÚDE
Exposição Zé Gotinha do Brasil inicia versão itinerante na Fiocruz Brasília
Foto: Ascom/Fiocruz
Após seis meses exposta no Espaço Cultural Dona Ivone Lara, localizado no túnel que conecta os edifícios Sede e Anexo do Ministério da Saúde, em Brasília, a exposição Zé Gotinha do Brasil inicia sua itinerância por diversos espaços do país. A primeira parada será na Fiocruz Brasília. A mostra começou nessa segunda-feira (14) e ficará em cartaz por seis meses. A exposição integra a programação da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz (SNCT), maior evento de popularização da Ciência do Brasil, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Nesta versão adaptada, todas as 20 releituras do Zé Gotinha estarão expostas no 1º andar da Escola de Governo da Fiocruz Brasília, com visitação gratuita aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (com intervalo para almoço das 12h30 às 13h30). Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de até sábado (19), o público ainda terá a oportunidade de encontrar o próprio Zé Gotinha.
A exposição do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS) é composta por releituras do famoso mascote Zé Gotinha, criado em 1986 pelo artista Darlan Rosa. O personagem, que marca a história da vacinação no Brasil, ganha vida em obras assinadas por renomados artistas e ilustradores das cinco regiões do país, com o intuito de valorizar a importância desse símbolo nacional, explorando a diversidade cultural brasileira por meio de cores, traços e modos de expressão únicos de cada artista.
As obras, realizadas exclusivamente para a exposição, foram produzidas por Brixx Furtado, Felipe Cavalcante, Ruth Albernaz, Hugo Alberto, ÓGBÁ, Junior Pakapym, Paulo Bruno, Luiza de Souza, Laura Athayde, Michelle Cunha, TAI, Will Cavalcante, Bárbara Quintino, Marcela Cantuária, Daniel Bueno, Eve Queiróz, Evandro Marenda, Raro de Oliveira, Samuel Casal e Guilherme Karsten, além de composições do criador do personagem, Darlan Rosa.
A itinerância da mostra faz parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde para ampliar o alcance das releituras artísticas e compartilhar a importância da vacinação e do Zé Gotinha com um público ainda maior. Outra cópia da mostra seguirá para o Palácio do Planalto, em Brasília, a partir do dia 12 de novembro.
Baixe o catálogo da exposição Zé Gotinha do Brasil
Acesse o tour virtual da exposição
Sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Realizada desde 2004 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a SNCT acontece anualmente no mês de outubro, mobilizando milhares de pessoas em atividades científicas e tecnológicas em todo o Brasil. A Fiocruz participa ativamente dessa celebração desde sua criação, promovendo diversas atividades em suas unidades, como exposições, rodas de conversa, feiras de ciência e apresentações culturais, que aproximam a comunidade da Ciência.
Serviço
Exposição Zé Gotinha do Brasil
Data: 14 de outubro de 2024 a 14 de abril de 2025
Local: 1º andar da Escola de Governo da Fiocruz Brasília
Endereço: Avenida L3 Norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A
Horário: 9h às 17h (com intervalo de almoço das 12h30 às 13h30)
Entrada gratuita
Flávia Menna Barreto
Ministério da Saúde