Notícias
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Webinário dá início à Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência aos Antimicrobianos
O Ministério da Saúde deu início à Semana Mundial de Conscientização sobre a Resistência aos Antimicrobianos (RAM) nesta segunda-feira (18) com o webinário “Engajamento e Conscientização na Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no Brasil - Da Educação Infantil ao Profissional de Saúde”. Com o tema global “Eduque. Colabore. Faça agora! ”, o evento continua até domingo (24).
A atividade on-line destacou iniciativas em andamento no Brasil para a conscientização da sociedade civil, estudantes e profissionais de saúde sobre a resistência aos antimicrobianos. Representantes de diversas esferas da saúde pública apresentaram experiências que reforçaram a importância da conscientização precoce para reduzir a RAM, integrando a temática ao cotidiano escolar e à formação contínua de profissionais de saúde.
Para André Abreu, representante da Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), o webinário promoveu a troca de experiências e o fortalecimento da rede de apoio entre profissionais de saúde e educadores para que práticas preventivas façam parte do cotidiano. “A discussão vai contribuir para a adoção de novas práticas e políticas, ampliando a conscientização da população sobre o uso responsável de antimicrobianos e gerando um compromisso duradouro com a saúde pública”, acredita.
O evento é parte das ações promovidas pela Aliança Quadripartite – composta pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) – que incentiva a conscientização global sobre a resistência antimicrobiana, um dos maiores desafios de saúde pública atualmente.
Para ampliar o alcance da iniciativa, na próxima quinta-feira (21) os ministérios da Saúde, Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) participam do webinário “Semana Mundial da Conscientização sobre a Resistência aos Antimirobianos – Planos de Ações Nacionais”, que será transmitido pelo canal da SVSA no YouTube.
Risco de resistência
Os antimicrobianos são medicamentos que matam ou inibem o crescimento de bactérias, fungos, vírus e parasitas, utilizados no tratamento de infecções, e são essenciais para a preservação da saúde humana e animal, bem como do bem-estar animal. Porém, o uso inadequado ou excessivo desses medicamentos aumenta o risco de resistência e, em todo o mundo, pessoas, plantas e animais estão morrendo de infecções que não podem ser tratadas, mesmo com os mais poderosos antimicrobianos.
Pesquisas indicam que 1,2 milhão de mortes anuais globais estão diretamente atribuídas às infecções resistentes, sendo 20% crianças menores de 5 anos. Esses dados fazem com que a resistência aos antimicrobianos esteja entre as 10 principais causas de mortes por doenças no mundo. As consequências são preocupantes e podem ocorrer a longo e médio prazo.
Marcella Mota
Ministério da Saúde