Notícias
SUS MAIS FORTE
Presidente Lula e ministra Nísia inauguram hospital na Bahia
Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, inauguram, nesta sexta-feira (10), o Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas (BA). A unidade disponibilizará atendimentos de média e alta complexidade em diagnóstico e tratamento, em regime ambulatorial e de internação hospitalar, inclusive em leitos de terapia intensiva, em caráter de urgência e eletivo. Ao todo, o hospital teve um investimento de R$ 192,5 milhões em recursos estaduais.
A nova estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) contará com especialidades como cardiologia, oncologia, neurocirurgia, traumato-ortopedia, pediatria, saúde mental e serviço completo de hemodinâmica — o primeiro público na região. Serão 180 leitos e 30 leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI). A previsão de capacidade é de mais de mil internações mensais e 800 mil habitantes beneficiados.
Avanço no tratamento oncológico
O Costa das Baleias conta com uma unidade de assistência de alta complexidade em oncologia estruturada para ofertar consultas e exames para diagnóstico diferencial e definitivo de câncer, além de cirurgias oncológicas e tratamento por quimioterapia, e cuidados paliativos aos cânceres mais prevalentes no país.
Na mesma ocasião, será celebrada a ampliação da rede de tratamento de câncer no município. Teixeira de Freitas conta com uma obra do Plano de Expansão da Radioterapia (PerSUS) pronta, aguardando a licença de operação por parte da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O acelerador linear foi instalado em um anexo do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, que atenderá toda a região. O valor do investimento do Ministério da Saúde chegou a R$ 12,9 milhões.
A iniciativa faz parte do Programa de Expansão do Serviço de Radioterapia do SUS da pasta e teve as obras retomadas após quase três anos de paralisação.
Investimento estadual
Esse é considerado um dos principais investimentos em saúde pública no extremo sul da Bahia nos últimos anos. Estruturado com perfil de hospital geral de referência macrorregional, integrante da Rede de Atenção às Pessoas com Doenças Crônicas e da Rede de Atenção às Urgências da Macrorregião Extremo Sul. Além disso, também funcionará como retaguarda regional para os outros pontos de atenção às urgências de menor complexidade, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Ministério da Saúde