Notícias
ACESSO A ESPECIALISTAS
Em visita à Bahia, ministra reforça importância do atendimento especializado aos brasileiros
Foto: Julia Prado/MS
Nesta sexta-feira (10), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estiveram na Bahia para a inauguração do Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, e visita ao campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Na ocasião, o estado assinou termo de adesão ao Programa Mais Acesso a Especialistas – nova iniciativa do Ministério da Saúde para ampliar o acesso da população a exames, consultas e tratamento especializado.
No encontro, a secretária estadual da saúde da Bahia, Roberta Silva de Carvalho Santana, assinou a adesão ao programa Mais Acesso a Especialistas. Com isso, o governo local se compromete a ampliar ao máximo a oferta e o acesso à atenção especializada, com estratégias que incluem a divulgação transparente da fila ao usuário, equidade de oferta, integração e compartilhamento de ações entre atenção especializada e atenção primária. “A população brasileira não pode ficar sem realizar exames e consultas. A saúde dos brasileiros tem pressa”, reiterou Nísia.
A saúde digital é um importante componente dessa estratégia. Por isso, com o apoio do governo federal, a Bahia também se comprometeu a oferecer teleconsultas e telediagnósticos aos pacientes e teleconsultoria para dar suporte à tomada de decisão dos profissionais de saúde.
Avanço no tratamento oncológico
Durante a visita a Teixeira de Freitas, a ministra da Saúde comemorou a ampliação da rede de tratamento de câncer no município, com a volta do serviço de radioterapia que, em breve, estará disponível para a população da região. A cidade conta com uma obra do Plano de Expansão da Radioterapia (PerSUS) pronta, aguardando a licença de operação por parte da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). O acelerador linear foi instalado em um anexo do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. O valor do investimento do Ministério da Saúde chega a R$ 12,9 milhões. “Dessa forma, pacientes com câncer não terão que percorrer uma jornada de 5 a 6 horas para fazer seu tratamento. São mais de 8 mil pessoas nessa macrorregião de saúde”, lembrou Nísia.
Já o Costa das Baleias, além de contar com uma unidade de assistência de alta complexidade em oncologia estruturada para ofertar consultas e exames para diagnóstico diferencial e definitivo de câncer, terá amplo atendimento. A unidade disponibilizará leitos de terapia intensiva, em caráter de urgência e eletivo. Ao todo, o hospital teve um investimento de R$ 192,5 milhões em recursos estaduais.
Ministério da Saúde