Notícias
CAPACITAÇÃO
Nova turma do Mais Saúde Com Agente tem inscrições abertas até o dia 24. Saiba como participar
O Ministério da Saúde abriu, na segunda-feira (3), as inscrições para as novas turmas do Programa Mais Saúde com Agente. A formação é promovida em parceria com Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e as Escolas do SUS. Agentes comunitários de saúde (ACSs) e agentes de combate às endemias (ACEs) podem se inscrever no site até o próximo dia 24.
Novidades na formação de agentes
As turmas de 2024 apresentam novos conteúdos que buscam ampliar as ferramentas de acolhimento para atendimento a populações em situação de vulnerabilidade, como equidade de gênero, raça e etnia; saúde mental; e o cuidado de pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. Essa é uma estratégia inclusiva que capacita os agentes para atender as especificidades das comunidades em que atuam, o que deve resultar em atendimentos mais humanizados e resolutivos.
Também foram incluídas disciplinas eletivas sobre saúde das populações do campo, floresta e águas; agroecologia, segurança alimentar e hortas comunitárias; e práticas integrativas e complementares de saúde (Pics). Outra novidade é a parceria com as Escolas de Saúde do SUS, que fornecem apoio local descentralizado na gestão do programa e na qualificação de preceptores.
Um dos objetivos dessas capacitações é incrementar a formação da categoria, de acordo com as novas atribuições da previstas na Lei nº 11.350/2006, oferecendo condições para analisar informações coletadas nas residências e território de atuação, além de orientar a população, a fim de melhorar a qualidade da atenção primária e fortalecer a vigilância em saúde.
O Edital nº 01, de 24 de maio de 2024 prevê mais de 180 mil vagas para os cursos. Em 2023, mais de 181 mil ACSs e ACEs foram formados e até 2026, a expectativa é que esse número alcance mais de 300 mil profissionais formados.
Outras iniciativas para a categoria
Além disso, neste ano, o governo federal também expandiu a comunicação com os agentes, com a criação de um novo canal de WhatsApp que disponibiliza informações oficiais para os 360 mil profissionais em atuação no país. No Youtube, um videocast ganha destaque: programa semanal com atualidades, pautas de interesse e interação com os agentes. Também foi realizada a ampliação do aplicativo para os agentes comunitários de saúde, por meio de smartphone e tablet, atualizando as visitas à população em tempo real e recebendo informações oficiais.
Sobre o programa Mais Saúde com Agente
O antigo Programa Saúde com Agente agora é o Mais Saúde com Agente. Essa atualização representa um vínculo maior e mais forte com a população, além da integração entre atenção primária e vigilância, com atuação dos agentes que trabalham de forma articulada nos territórios.
Os ACSs atuam na prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio das visitas domiciliares para orientação das comunidades, do registro de informações, da educação em saúde e do encaminhamento ao SUS. Os ACEs atuam na prevenção de doenças e agravos ligados ao ambiente, como dengue, leishmaniose e raiva, identificam e eliminam focos de transmissão, orientando a população, notificando e encaminhando casos suspeitos das doenças.
Ministério da Saúde