Notícias
RIO GRANDE DO SUL
Ministra Nísia Trindade garante fortalecer “com atenção máxima” a rede de saúde do RS
Foto: Ricardo Stuckert/PR
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reafirmou o compromisso de reconstruir a rede de assistência de saúde do Rio Grande do Sul. O estado foi gravemente afetado por enchentes no mês de maio e teve 97% do território devastado. Nísia esteve, nesta quinta-feira (6), no Rio Grande do Sul. Ao longo do dia, ela visitou a região do Vale do Taquari, uma das mais atingidas pelas chuvas. Essa é a quinta visita da ministra no estado.
“Vivemos o segundo momento da crise climática, humanitária e sanitária que é fortalecer a rede assistencial com atenção máxima e diálogo com os ministérios envolvidos”, garantiu.
A ministra destacou, ainda, que a pasta continuará o monitoramento de vigilância das doenças causadas pelas cheias. “A primeira etapa emergencial foi o resgate de vidas e foram muitos atendimentos realizados pela Força Nacional do SUS”, destacou, em entrevista coletiva.
Em sua fala, Nísia ressaltou a importância do trabalho da Força Nacional do SUS e exaltou os 11 mil atendimentos realizados no Rio Grande do Sul. O Ministério da Saúde mantém quatro hospitais de campanha 24h, além de equipes volantes no estado. “Muitos atendimentos vêm sendo feitos ainda e vamos continuar a apoiar as estruturas de saúde nessa grande emergência”, concluiu.
Novos anúncios
Do município de Arroio do Meio, Nísia fez novos anúncios para a área da saúde. O pacote conta com o envio de 30 ambulâncias, abertura de 799 leitos e habilitações de serviços. O valor total do pacote chega a R$ 269,3 milhões.
Veja detalhes das novas medidas anunciadas
A ministra destacou que os leitos são essenciais neste momento da tragédia. “São leitos emergenciais por um período de seis meses, enquanto avançamos na reconstrução da rede de saúde”, explicou. Novos repasses, contemplando levantamentos de outros municípios estão em curso, e poderão ser anunciados nos próximos dias.
Otávio Augusto
Ministério da Saúde