Notícias
RIO GRANDE DO SUL
Ministério da Saúde destina ao estado 100 mochilas de emergência médica
Foto: divulgação/MS
O Ministério da Saúde concluiu, na quinta-feira (13), a entrega de 100 mochilas de emergência médica doadas pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) ao Rio Grande do Sul, estado afetado pelas enchentes. Os insumos desembarcaram em Porto Alegre e servirão de apoio às missões da Força Nacional do SUS.
Cada mala médica possui 61 itens. Entre eles: medicamentos anti-inflamatórios, antitérmicos e analgésicos; purificadores de água; álcool; curativos; compressas; equipamentos de proteção como óculos, luvas, máscaras e aventais; além de aparelho de pressão, termômetro, estetoscópio, entre outros.
Os equipamentos médicos se somam aos 135 kits emergenciais já destinados ao estado. Cada kit é composto por 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, como luvas, seringas e ataduras, por exemplo.
Desde 5 de maio, a Força Nacional do SUS atua no Rio Grande do Sul prestando assistência direta à população. Ao todo, 14,6 mil atendimentos foram realizados.
Entrega de ambulâncias
Em apoio ao estado, nesta sexta-feira, o Ministério da Saúde entregou 30 ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) gaúcho. A pasta também entregou mil computadores para serem instalados em Unidades Básicas de Saúde atingidas pelas chuvas. Serão contempladas 365 unidades de saúde de 142 municípios. Os equipamentos são fundamentais nesse período de restauração das unidades.
Nathan Victor
Ministério da Saúde