Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
RIO GRANDE DO SUL
Foto: Walterson Rosa/MS
O Grupo Hospitalar Conceição, ligado ao Ministério da Saúde, anunciou a ampliação do funcionamento de oito unidades de saúde em Porto Alegre. Agora, três postos de saúde receberão pacientes aos sábados e cinco ficarão abertos até 22h.
O diretor-presidente do GHC, Gilberto Barrichello, afirmou que a ampliação atende um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Saúde, Nísia Trindade, para fortalecer a rede de assistência aos gaúchos.
O anúncio ocorreu na manhã deste sábado (8), na Unidade de Saúde Conceição, em Porto Alegre. Pacientes e funcionários da unidade participaram do ato.
“Esse foi um pedido muito específico para enfrentarmos a sazonalidade das doenças do inverno, ou seja, as doenças respiratórias, além das doenças causadas pelas enchentes”, explica Barrichello.
O diretor-presidente do GHC esclarece que a ampliação do atendimento das unidades de saúde impactam uma população de até 500 mil pessoas. Além dos moradores da zona Norte da capital gaúcha, pessoas de outras localidades passam por essas unidades.
A gerente de atenção primária do GHC, Gerusa Bittencourt, detalha que as unidades foram escolhidas de acordo com o nível de procura da população. “Priorizamos as unidades que tiveram muitos abrigos próximos e que recebem um fluxo grande de pessoas”, pondera.
Além da ampliação do funcionamento dos postos de saúde, três centros de atenção psicossocial (Caps) estão funcionando na capital.
A ação foi possível após a contratação emergencial de 890 funcionários temporários para o GHC, autorizada pelo Ministério da Saúde. O grupo concluiu na sexta-feira (7) a admissão dos profissionais.
O GHC sedia as atividades do Ministério da Saúde durante a resposta à calamidade causada pelas enchentes de maio. No local, funciona o Comitê de Operações Emergenciais (COE) para o Rio Grande do Sul.
Desde o início da atuação da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), em 5 de maio, o quadro de funcionários do GHC, com 11 mil pessoas, foi utilizado nas ações.
Veja as unidades que funcionarão aos sábados
Conceição
Parque dos Maias
Leopoldina
Veja as unidades que funcionarão até as 22h
Conceição
Parque dos Maias
Leopoldina
Divina Providência
Floresta
Otávio Augusto
Ministério da Saúde