Notícias
GOVERNANÇA
Auditoria do SUS integra programação do 8º Congresso Estadual do Cosems Alagoas
Transição e encerramento de gestão municipal do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse foi o tema abordado pelo diretor substituto e coordenador-Geral de Auditoria, do Departamento Nacional de Auditoria do SUS, do Ministério da Saúde (DenaSUS), Jomilton Costa, durante o 8º Congresso Estadual do Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AL). O evento ocorreu nessa segunda (3) e terça-feira (4) no Centro de Convenções de Maceió, reunindo mais de mil técnicos e gestores de saúde de todo o país, além de personalidades do cenário nacional do SUS.
"Este é um momento importante para garantirmos que a transição de gestão municipal no SUS seja realizada de forma eficiente. Nosso objetivo é assegurar que todos os processos e obrigações sejam cumpridos, permitindo uma continuidade na qualidade dos serviços prestados à população. A auditoria tem um papel fundamental nesse processo, pois garante a integridade das ações de saúde pública", afirmou Jomilton.
Instrumento de gestão
A auditoria interna do SUS se destaca como instrumento de gestão para o fortalecimento do sistema de saúde. Ao assegurar a alocação adequada de recursos, a auditoria interna garante acesso universal e eficácia na atenção à saúde, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável e equitativa.
Além das auditorias internas, o DenaSUS está empenhado em fortalecer os componentes estaduais e municipais do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do SUS. Essa iniciativa visa unificar práticas de trabalho, aprimorar a organização e os normativos nos órgãos que compõem o SNA, promovendo uma gestão mais eficiente e transparente em todo o país.
Na terça-feira (4), o chefe do Serviço Nacional de Auditoria do SUS de Alagoas (Seaud-AL), Anderson Cezar Tenório Rego, participou da mesa de número 14, discutindo os "Passos para o encerramento das atividades da gestão municipal do SUS". A mesa contou ainda com a presença da secretária-executiva do Cosems-AL, Katia Betina, da diretora do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE), Cristiane Michele de Araújo Lima, e do médico Bruno Rolim, assessor técnico da SESAU/AL.
Nessas mesas foram apresentadas as principais ferramentas que devem ser utilizadas para adoção de providências pelo gestor municipal no período de finalização de Gestão. Para o presidente do Cosems-AL, Rodrigo Buarque, que também é vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a ideia é alertar os secretários sobre as obrigações que devem ser cumpridas antes da transição para a nova gestão, reforçando a importância de um processo bem estruturado e transparente.
O evento também contou com a participação do presidente do Conasems, Hisham Hamida, bem como de outros especialistas sobre o tema do Ministério da Saúde, Organização Pan-americana de Saúde (Opas), dentre outras instituições.
Tania Mello
Ministério da Saúde