Notícias
NOTA DE PESAR
Líder indígena Paulo Marubo
A Ministra da Saúde, Nísia Trindade, junto com as equipes do Ministério da Saúde, lamenta profundamente a morte do líder indígena Paulo Dollis Barbosa da Silva, o Paulo Marubo, ocorrida neste sábado (3), às 10h20, em Manaus. O líder não resistiu às complicações em decorrência de uma Hepatite.
Paulo foi uma das maiores lideranças indígenas da Amazônia. Coordenou a União dos Povos do Vale do Javari (Univaja) por quase uma década e foi um dos fundadores da Equipe de Vigilância da Univaja (EVU). Também foi coordenador logístico da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
Através da proximidade da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), que integra o Ministério da Saúde, com os territórios dos povos da Amazônia Legal, a saúde de Paulo foi acompanhada de perto.
Desde o momento em que passou a não se sentir bem, no início do mês de janeiro, o líder foi socorrido pela equipe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vale do Javari e levado para o hospital de Cruzeiro do Sul. Sempre acompanhado de um profissional da Casa de Saúde Indígena (CASAI) de Manaus, ele foi transferido para a Unidade de Pronto Atendimento do município de Tabatinga e depois para o Hospital 28 de Agosto, onde precisou aguardar um leito no Hospital Tropical para procedimentos especializados. Contudo, infelizmente, apresentando quadro clínico delicado, não resistiu.
A pasta se solidariza com os parentes de Paulo, com todo o povo Marubo e com todas as etnias do Vale do Javari. O legado e a luta de Paulo Marubo vai seguir vivo em todas as pessoas que trabalham pela defesa dos povos indígenas.