Notícias
GESTÃO
Hemobrás tem nova diretora de produtos estratégicos e inovação
Foto: divulgação/MS
A médica Ana Paula do Rego Menezes assumiu, nesta sexta-feira (23), a Diretoria de Produtos Estratégicos e Inovação da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). A solenidade de posse ocorreu em Brasília e foi conduzida pelo secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo Econômico-Industrial da Saúde, Carlos Gadelha, que também é presidente do Conselho de Administração da Hemobrás.
De acordo com Gadelha, Ana Paula foi uma indicação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e pode colaborar muito ao assumir uma diretoria que é estratégica porque lida com o futuro da Hemobrás no momento em que a empresa passa a produzir produtos inovadores e essenciais para a saúde. “Ela representa a entrada do Nordeste na moderna biotecnologia para atender ao SUS”, frisou o secretário.
Com vasta experiência como gestora de saúde nas esferas municipal, estadual e nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), além da atuação em conselhos de saúde e no Congresso Nacional, Ana Paula passa a compor a equipe de dirigentes da instituição com o compromisso de contribuir de maneira efetiva com a instituição no enfrentamento aos desafios existentes na saúde pública.
“Acreditamos que ela tem toda a qualificação para ajudar a Hemobrás, o Brasil e o Nordeste a dar um salto para que a tecnologia e a inovação no campo da biotecnologia estejam a serviço do SUS”, acrescentou Gadelha.
Em sua posse, a nova diretora destacou que a Hemobrás deve inaugurar duas fábricas - uma de recombinantes e outra de hemoderivados - de modo a garantir produtos de qualidade que atendam às necessidades complexas de saúde da população brasileira, que precisa desses medicamentos no SUS. Ana Paula Menezes destacou também a primeira participação do representante do segmento de usuários do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Eduardo Maércio Fróes, no Conselho de Administração da Hemobrás.
Sobre a Hemobrás
A Hemobrás é uma estatal com 100% do capital social pertencente ao governo federal. É uma empresa pública da administração indireta, vinculada ao Ministério da Saúde, e que tem como função social garantir aos pacientes do SUS o fornecimento de medicamentos derivados do sangue ou obtidos por meio de engenharia genética, com produção nacional.
Ministério da Saúde