Notícias
SAÚDE INDÍGENA
Sesai realiza primeira Oficina Nacional de Edificações e Saneamento da Saúde Indígena
Foto: Fabio Miranda/Sesai
O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), realizou a 1ª Oficina Nacional de Edificações e Saneamento da Saúde Indígena, em Brasília, entre os dias 25 e 29 de novembro. O treinamento reuniu representantes dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis), além de parceiros estratégicos como a Secretaria Executiva (SE) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).
De acordo com o secretário da Sesai, Weibe Tapeba, a atual gestão tem se comprometido em ampliar a cobertura de saneamento nos territórios indígenas com ações e estratégias que vão desde a qualificação dos profissionais atuantes na área até o desenvolvimento do Programa Nacional de Saneamento Indígena, impactando positivamente na saúde dos povos indígenas em todo o Brasil.
“Estamos comprometidos em aumentar cada vez mais a nossa capacidade de execução e eficiência no que tange às edificações e ao saneamento, abastecimento de água, gestão de resíduos sólidos, construções de UBSIs e de Polos Base. E qualificar esses profissionais é parte indispensável nesse processo. Estamos felizes de poder realizar esta semana de integração com eles”, disse Tapeba
O diretor de Projetos da Secretaria Executiva, Henrique Chaves, esteve presente e falou aos representantes dos 34 DSEIs sobre o papel da SE na parceria com a Sesai. “As obras de infraestrutura da saúde indígena são uma prioridade do ministério e do governo e, por isso, enquanto Secretaria Executiva a gente busca se aproximar da Sesai não só para cobrar o andamento e os resultados, mas também colaborar com a execução” , resumiu Henrique.
Apoiador técnico no Dsei Xavante, Jorge Paolo parabenizou a iniciativa da Sesai na realização da oficina. “Nós parabenizamos a Sesai, o secretário Weibe, o diretor Bruno Cantarella pela iniciativa. Essa é a primeira vez que vivenciamos um momento tão único reunindo técnicos como eu, os de outros DSEIs, para trocar experiências, atualizar conhecimentos e apresentar novidades que vão enriquecer nossos resultados lá nas aldeias”, finalizou Jorge.
Sílvia Alves
Ministério da Saúde