Notícias
CUIDADO INTEGRAL
Projeto Trilhas mapeia serviços de saúde mental do SUS em todo o Brasil
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), deu início ao Projeto Trilhas do Cuidado e Processos Assistenciais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do Brasil. Com abrangência nacional, o estudo inovador busca caracterizar quatro tipos de serviços de saúde mental oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS): Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental (EMAESM) e Unidades de Acolhimento (UA).
O projeto prevê entrevistas remotas com coordenadores de 3.017 serviços e presenciais com usuários de 287 municípios espalhados pelo país. A iniciativa visa aprofundar o conhecimento sobre a realidade dos serviços de saúde mental e seus usuários, fortalecendo as políticas públicas no setor.
O Projeto Trilhas é liderado pelo professor Giovanni Abrahão Salum Junior, do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da UFRGS, com a operacionalização da psiquiatra Fernanda Lucia Capitanio Baeza, pesquisadora do HCPA. Instituições como Universidade de São Paulo (USP), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a empresa de pesquisa multinacional IPSOS também participam da iniciativa, que é financiada integralmente pelo Ministério da Saúde.
O início das coletas de dados está previsto para este mês, com conclusão esperada em março de 2025. A divulgação dos resultados será realizada no segundo semestre de 2025. O estudo tem como objetivo não apenas mapear as características dos serviços da RAPS, mas, também, criar subsídios para aprimorar a assistência e garantir o acolhimento e cuidado integral em saúde mental.
O Ministério da Saúde reforça seu compromisso em garantir o cuidado em saúde mental de forma abrangente e de qualidade, priorizando ações que impactem positivamente a vida de milhões de brasileiros.
Rafaela Stuckert
Ministério da Saúde