Notícias
ARBOVIROSES
Ministério da Saúde reforça ação de controle da chikungunya com atualização de guia de manejo clínico
O Ministério da Saúde atualizou o Guia de Manejo Clínico da Chikungunya, com o objetivo de qualificar o atendimento aos pacientes e reduzir complicações graves associadas à doença. A nova versão destaca a classificação dos casos, orienta sobre as manifestações articulares e extra-articulares e traz fluxogramas clínicos para facilitar a identificação de sinais de gravidade e de possíveis complicações.
As novas diretrizes incluem atualizações nas abordagens terapêuticas, buscando reduzir o sofrimento agudo e crônico das manifestações musculoesqueléticas, que causam limitações e impacto sobre a qualidade de vida das pessoas. O guia visa sensibilizar os profissionais de saúde de diferentes especialidades para a identificação precoce de casos graves, com o objetivo de mitigar complicações e mortalidade relacionadas à doença.
O secretário adjunto de Vigilância em Saúde e Ambiente, Rivaldo Cunha, ressalta a importância da iniciativa. “A atualização do guia reflete nosso compromisso em aprimorar o atendimento, proporcionar mais qualidade de vida e diminuir o risco de complicações e mortes. Sensibilizar os profissionais de saúde é essencial para enfrentarmos a chikungunya”.
Vigilância fortalecida
A atualização do guia contou com a contribuição de especialistas de diversas regiões do país com experiência no manejo da doença. Essa publicação integra uma estratégia nacional que fortalece a vigilância epidemiológica e amplia a capacitação dos profissionais em todo o Brasil.
O Plano de Ação 2024/2025 do Ministério da Saúde busca reduzir casos e óbitos por arboviroses, como chikungunya e dengue, com um investimento de R$ 1,5 bilhão. Entre as ações estão: o uso de novas tecnologias, como o Wolbachia; a ampliação de insumos laboratoriais para diagnósticos dos casos; o controle vetorial, com a distribuição de inseticidas e biolarvicidas; e a garantia de doses para o público-alvo da vacinação.
Campanha
O Ministério da Saúde reforçou neste mês a campanha nacional de conscientização, que traz o slogan “Tem sintomas? A hora de ficar atento à dengue, zika e chikungunya é agora”. A campanha incentiva a população a buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao identificar sintomas como febre, dores intensas nas articulações, dores musculares e manchas vermelhas no corpo.
Acesse o Guia de Manejo Clínico da Chikungunya
Ministério da Saúde