Notícias
ACESSIBILIDADE
WhatsApp e Chatbot já atendem usuários da Ouvidoria-Geral do SUS
O Ministério da Saúde, por meio da Ouvidoria-Geral do SUS, disponibilizou para a população mais dois canais de atendimento aos usuários da Central de Atendimento OuvSUS136: o aplicativo de mensagens WhatsApp e o assistente virtual Chatbot, que vão ampliar e melhorar a comunicação, acessibilidade e a resolução dos questionamentos feitos pelos usuários.
O WhatsApp pode ser acessado pelo número 800 275 0620 e a caixa de diálogo do Chatbot no site da OuvSUS, pelo endereço www.gov.br/ouvidoriadosus.
Segundo a ouvidora-geral do SUS, Conceição Rezende, diferentes canais permitem que mais pessoas acessem os serviços da ouvidoria. “Os usuários podem escolher o canal que melhor se adapta às suas necessidades e preferências, ampliando a capacidade de atendimento da população, de resposta às manifestações e de resolução dos problemas levantados pelos usuários”, acrescenta a ouvidora.
A nova Central de Atendimento OuvSUS136 é um canal de atendimento moderno, ampliado e conta a presença de até 160 profissionais qualificado para o atendimento aos cidadãos. Está funcionando desde o final de dezembro do ano passado, numa área de 700 m², localizada em Valparaíso de Goiás.
Os serviços são uma via estratégica para a comunicação efetiva da sociedade com o Ministério da Saúde e sua rede de gestão descentralizada. Com as mudanças efetuadas ao longo dos sete primeiros meses, a OuvSUS136 passou a realizar atendimentos receptivos e ativos simultaneamente, reduziu os custos unitários por atendimento, recebeu maior engajamento e registrou aumento da taxa de sucesso em pesquisas de satisfação.
Conceição Rezende destaca que a nova central simplifica o acesso dos cidadãos e proporciona informações objetivas e confiáveis sobre os serviços de saúde do SUS como promoção, prevenção, cuidados e recuperação da saúde. “Esse acesso é fundamental para combater a disseminação de informações falsas e promover o entendimento e a compreensão precisos sobre as questões relacionadas à saúde”, frisa.
Ao anunciar as novas ferramentas da OuvSUS136 , a ouvidora-geral acrescentou que, entre os públicos atendidos pela OuvSUS 136, com os mais diferentes tipos de demandas, há os gestores em saúde dos estados e municípios. Para eles, o trabalho da central de atendimento representa uma ferramenta, assim como para o governo federal. “Os dados coletados pela ouvidoria fornecem informações valiosas para os gestores locais embasarem tomadas de decisões estratégicas. Como exemplos há a alocação mais eficaz de recursos e o desenvolvimento de políticas de saúde mais direcionadas às demandas da população”, concluiu.
Ministério da Saúde