Notícias
SAÚDE NOS QUILOMBOS
Ministério da Saúde participa do Fórum Permanente de Mulheres Quilombolas
Foto: Thais Rodrigues/CONAQ
O Ministério da Saúde participou, esta semana, da 2ª Reunião do Fórum Permanente de Mulheres Quilombolas do Ministério das Mulheres. Com a participação de lideranças de diversas regiões do país, durante o evento, foram debatidas as demandas desse grupo populacional, com apresentação das propostas do governo federal para atender às suas demandas no Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as entregas previstas, estão a criação da Política Nacional de Saúde Integral da População Quilombola, do programa Mais Saúde nos Quilombos e a instalação do Grupo de Trabalho de Saúde Quilombola Graça Epifânio – o nome é uma homenagem póstuma à ativista e Coordenadora do Coletivo de Saúde da CONAQ, Maria das Graças Epifânio da Silva, que faleceu em julho deste ano.
Para ampliar o acesso e diminuir vazios assistenciais nas comunidades remanescentes de quilombos, a saúde digital tem sido fortalecida. Em 2024, foi implementado o primeiro ponto de telessaúde em uma comunidade quilombola – instalado no quilombo Boa Vista, no Pará. A tecnologia também foi aliada na elaboração de uma cartografia dos territórios, com indicadores de saúde que permitem o monitoramento e implementação de novas ações.
Essas ações reforçam o compromisso do governo federal no enfrentamento às desigualdades na saúde. Por isso, no ano passado, o ministério criou a Estratégia Antirracista da Saúde, que está em processo de implementação, e elegeu as populações quilombolas como um dos seus públicos prioritários, cujos indicadores devem estar presentes em todos os programas e políticas de saúde.
Sobre o fórum
Essa é a primeira vez que as mulheres quilombolas contam com um fórum permanente para o diálogo com o estado. Com acolhimento e escuta ativas das necessidades dos territórios, o Executivo pode planejar políticas públicas que vão ao encontro das reais necessidades dos territórios. O encontro contou com momentos de diálogo entre as pastas da Educação; Igualdade Racial; Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; Cultura; e de Direitos Humanos e Cidadania.
Nadja Alves dos Reis
Ministério da Saúde