Notícias
CONHECIMENTO PARA O SUS
Seminário discute a formação em saúde e a curricularização da extensão
Promovido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), está sendo realizado em Brasília o I Seminário Nacional sobre Formação em Saúde e a Curricularização da Extensão: Desafios e Perspectivas para o SUS. O encontro foi iniciado ontem (2) e vai até esta quarta-feira (3), com a participação de cerca de 300 pessoas entre representantes de instituições de Saúde e Educação de todo o país.
O evento busca promover reflexões sobre as necessidades de formação para o Sistema Único de Saúde (SUS) e a curricularização da extensão como oportunidade de avanços na produção de novos saberes e práticas que contribuam para a consolidação da rede pública de saúde no contexto nacional.
Na oportunidade, são abordadas as seguintes pautas: formação profissional para o SUS e seus principais desafios contemporâneos; identificação das necessidades específicas de formação para o SUS, considerando as singularidades regionais do país; marcos legais da curricularização da extensão no contexto contemporâneo; entre outros temas.
“A expectativa é que esse primeiro encontro mobilize e incentive a interação entre a SGTES e as universidades, na formulação de experiências que efetivamente contribuam para o aprimoramento do SUS, e também viabilize a troca de experiências entre as universidades, os serviços de saúde e a comunidade. Que esse evento culmine em propostas de curricularização da extensão comprometidas com o sistema público de saúde”, declarou a diretora de Gestão da Educação na Saúde , Regina Gil.
Participam do seminário pró-reitores de extensão das universidades públicas federais, estaduais e municipais, diretores dos centros de ciências da saúde e representantes dos departamentos de saúde coletiva das universidades públicas federais, estaduais e municipais.
Ministério da Saúde