Notícias
DESTAQUES DA SEMANA
Mais Médicos nos distritos indígenas e Conferência Livre na Bahia marcaram semana da Sesai
O Ministério da Saúde vai enviar 117 novos profissionais pelo programa Mais Médicos para Distritos Indígenas de todo o país. Ainda nesta semana, o secretário Weibe Tapeba participou da Conferência Livre de Saúde Indígena, em Coroa Vermelha, na Bahia.
Confira os principais destaques:
- Segunda-feira (13)
O Ministério da Saúde realizou evento de recepção para os novos 117 profissionais do programa Mais Médicos que seguirão para Distritos Indígenas. Eles foram apresentados às secretarias de Atenção Primária à Saúde (Saps) e de Saúde Indígena (Sesai) e serão distribuídos em 29 Dseis. Desses, 14 serão direcionados para o território Yanomami. Atualmente, os 34 Dseis do país contam com 227 profissionais em atuação.
- Terça-feira (14)
A Casai de Boa Vista (RR) conta agora com uma ambulância exclusiva para a prestação do socorro aos indígenas. Além disso, o Território Yanomami recebeu mais 402 cestas básicas para a comunidade do Surucucu. Os alimentos foram adquiridos em parceria com a Funai, a Sesai e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com atuação do COE.
- Quarta-feira (15)
Há duas semanas, a Casai não registra morte de pacientes. Os casos de crianças em estado crítico também reduziram consideravelmente. Há mais de sete dias nenhuma criança da etnia Yanomami precisou ser removida para os hospitais de Boa Vista devido ao quadro de saúde.
- Sexta-feira (17)
O secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, participou da Conferência Livre de Saúde Indígena, na Bahia. O tema deste ano é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia”. Com o objetivo de discutir propostas de saúde que contemplem a população indígena, o evento foi realizado no Colégio Estadual Indígena Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália - local de celebração da primeira missa no Brasil e caracterizado como um espaço de resistência dos povos indígenas.
Saiba mais
Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde