Notícias
UNIÃO E CONSCIENTIZAÇÃO
Frente Parlamentar em Defesa pela Vacina vai reforçar trabalho do Ministério da Saúde
Foto: Divulgação/MS
A Frente Parlamentar em Defesa da Vacina foi lançada nesta quarta-feira (15), no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). A secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, representando o Ministério da Saúde, reiterou a importância da frente, que vai auxiliar no contato com a população na propagação do Movimento Nacional pela Vacinação e reconquista das altas coberturas vacinais.
“As vacinas salvam vidas. Todas são aprovadas pela nossa agência regulatória, a Anvisa, são eficazes e seguras, e protegem contra o agravamento de doenças”, defendeu Ethel. Proposta pelo Deputado Federal Dorinaldo Malafaia (PDT/AP), a instalação da Frente Parlamentar contou com a assinatura de 200 deputados federais. Dorinaldo saudou a volta do Zé Gotinha e ressaltou que a presença do mascote reaproxima a população da pauta, principalmente as crianças.
“A frente nasceu com o intuito de fortalecer e conscientizar sobre a retomada das coberturas vacinais. Um dos grandes desafios que temos é o combate às fake news. Precisamos reeducar nossa sociedade para que volte a ter segurança nas nossas vacinas e que o Brasil volte a ser referência mundial em vacinação”, disse o parlamentar.
No requerimento enviado à Câmara dos Deputados para instalação do colegiado, foi destacado os impactos que o negacionismo científico gerou no cenário da vacinação do país, com coberturas vacinais em queda já há alguns anos. Ainda no documento, foi reforçado que a frente vai contribuir com os debates e estudos, disseminando informações cientificamente embasadas para estimular o aumento da vacinação no Brasil.
Movimento nacional
O Ministério da Saúde vem trabalhando para a retomada das altas coberturas vacinais no Brasil. No dia 27 de fevereiro foi lançado o Movimento Nacional pela Vacinação, uma das ações de prioridade do governo federal, para levar informação de qualidade e destacar a importância de manter a imunização em dia. Incentivando, por exemplo, que as cerca de 67 milhões de pessoas que ainda não buscaram a dose de reforço contra a Covid-19 procurem os postos para atualizar o cartão de vacinação.
Ministério da Saúde