Notícias
DESTAQUES DA SEMANA – SAPS
Na Atenção Primária à Saúde, sanção da lei para o Brasil Sorridente marca a semana. Confira outras agendas
Foto: Divulgação
Na última segunda-feira (8), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que inclui a Política Nacional de Saúde Bucal, também conhecida como Brasil Sorridente, na Lei Orgânica da Saúde. O programa, coordenado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde, reconhece a importância do acesso ao atendimento odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS) e reforça o compromisso do governo federal com o cuidado integral da população brasileira.
Confira outros destaques da semana:
- Terça-feira (9)
Representantes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde participaram do 38º Congresso Mineiro de Municípios, realizado em Belo Horizonte (MG). Com o tema “Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública”, o evento reuniu autoridades, agentes municipais e políticos de renome para discutir assuntos relacionados às perspectivas do país e dos municípios.
Ainda na terça-feira, técnicas da secretaria iniciaram visita à Paraíba para reforçar as ações da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) no estado, com foco na recuperação dos indicadores. A visita se encerrou na quinta-feira (11).
- Quarta-feira (10)
O secretário Nésio Fernandes participou do 1º Workshop “Construir Inteligência Gestora pelas Análises de Dados”, em Campo Grande (MS). O evento discutiu o uso da informação e da troca de dados e conhecimento na gestão de saúde.
Já o secretário-adjunto da Saps, Felipe Proenço, esteve presente ao lançamento do levantamento Health Inclusivity Index, na embaixada do Reino Unido, em Brasília (DF). O trabalho busca medir o quanto o sistema de saúde disponível em 40 países é considerado como inclusivo às suas respectivas populações.
- Quinta-feira (11)
A Secretaria de Atenção Primária à Saúde divulgou a inclusão da busca ativa de vacinação no Prontuário Eletrônico do Cidadão. Agora, o sistema oferece aos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (APS) os dados vacinais dos cidadãos cadastrados, de modo a facilitar a coordenação do cuidado e o acompanhamento da aplicação de doses. Com a mudança, as equipes terão subsídios para planejar ações e traçar estratégias visando melhorar a vacinação da população.
Neste dia, o secretário-adjunto Felipe Proenço participou da inauguração da Unidade Básica de Saúde Zezinho do Jacó, em Maragogi (AL).
Saiba mais
Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde