Notícias
DESTAQUES DA SEMANA – SEIDIGI
Feira Hospitalar 2023 e workshop sobre transparência ativa são destaques da Secretaria de Saúde Digital nesta semana
Divulgação/MS
A participação na 76ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, Suíça, juntamente com a Ministra Nísia Trindade, além da Feira Hospitalar 2023 e o Workshop Transparência Ativa como Instrumento de Políticas Públicas marcaram a semana da Secretaria de Informação e Saúde Digital.
Confira os destaques:
· Terça-feira (23)
A Secretaria de Informação e Saúde Digital participou do fórum da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), que aconteceu durante a 28ª edição da Feira Hospitalar, em São Paulo. Na ocasião, o diretor do Departamento de Saúde Digital e Inovação, Cleinaldo Costa, apresentou a Seidigi como estrutura única, colaborativa e transversal, representante do aspecto integrador da evolução da transformação digital.
Também pontuou a prioridade da criação do Laboratório de Saúde Digital e Inovação. Já em processo de construção, o ecossistema de inovação deve criar ambiente propício para diálogos, a fim de estabelecer bases para a política pública de saúde digital e inovação, com embasamentos legais sólidos, tendo o usuário como protagonista.
Ainda no Fórum, a coordenadora-geral de Inovação e Informática em Saúde do Datasus, Paula Xavier, participou da ‘Arena Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição’, palestrando sobre ‘Plataformas Nacionais de Troca de Dados de Saúde’. Na oportunidade, foi possível evoluir o diálogo legislativo entre o governo federal e o governo americano, trocando experiências sobre marcos legais que apoiam a evolução dos processos de transformação digital da saúde.
A Seidigi, por meio do Datasus, participou, ainda, de outras atividades do evento, como do debate sobre ‘Dados para continuidade do cuidado, viabilização da saúde suplementar e pública’, com a participação da assessora da Coordenação-Geral de Inovação e Informática em Saúde, Gabriela Nunes; e da mesa redonda com o tema ‘Prescrição e dispensação: urgente harmonização nacional’, representada pelo consultor técnico do Datasus, Robson Matos.
O Ministério da Saúde é parceiro da SBIS, contribuindo com temas em fóruns e congressos realizados por todo o Brasil. A cooperação fomenta a troca de experiências entre os atores da saúde e fortalece a construção da saúde digital do Sistema Único de Saúde (SUS).
· Quarta-feira (24)
Durante a 76ª Assembleia Mundial da Saúde, a secretária Ana Estela Haddad falou sobre um tema que não é apenas crucial para a força de trabalho em saúde, mas para a sociedade como um todo: a igualdade de gênero. Ela afirmou que o Brasil tem adotado medidas para promover a equidade de gênero na força de trabalho em saúde, visando melhorar a resposta a pandemias, bem como ações para promover equidade no acesso a serviços e tecnologias disponíveis no SUS. A secretária explicou, também, os benefícios da saúde digital em termos de acesso à saúde e como eles podem ajudar na implementação de políticas de igualdade de gênero.
Ana Estela citou como a saúde digital permite a personalização do atendimento médico com base nas necessidades específicas de cada indivíduo, incluindo considerações de gênero. Aplicativos de saúde e plataformas digitais podem fornecer informações e recursos personalizados para mulheres e homens transgêneros, como rastreamento de câncer de mama, planejamento familiar, saúde materna e saúde mental relacionada ao gênero. Essa abordagem personalizada contribui para promover a igualdade de gênero, garantindo que cada pessoa receba cuidados adequados às suas necessidades.
Ainda na quarta-feira, o diretor do Departamento de Monitoramento, Avaliação e Disseminação de Informações Estratégicas em Saúde e secretário-adjunto da Seidigi, Paulo Sellera, participou do ‘Workshop Transparência Ativa como Instrumento de Políticas Públicas’, ministrado pelo diretor de Governo Aberto da Controladoria-Geral da União (CGU), Otávio Neves, e organizado pela Ouvidoria-Geral do SUS, do Ministério da Saúde.
No auditório Emílio Ribas, em Brasília (DF), servidores e colaboradores de todas as secretarias do Ministério da Saúde refletiram sobre como a transparência ativa vai muito além de responder solicitações via Lei de Acesso à Informação (LAI) ou se manifestar quando for provocado. Na ocasião, foi reforçado que exercer a transparência ativa é colocar a informação a serviço da sociedade e da ciência.
A Seidigi, por meio do Demas, tem trabalhado para o aumento da transparência ativa do Ministério da Saúde com duas estratégias: disponibilizando dados em formato aberto para a sociedade e, em parceria com a Ouvidoria-Geral do SUS, levantando os pedidos por informação mais recorrentes recebidos pelos canais de comunicação da Ouvidoria, com o objetivo de publicar informações por temática, de forma proativa.
Saiba mais
Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.
Ministério da Saúde