Notícias
ATENÇÃO PRIMÁRIA
Violência contra pessoas idosas é tema de webinário para profissionais de saúde
Foto: Freepik
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada seis pessoas com 60 anos ou mais já sofreu algum tipo de violência - e espera-se um aumento desse número devido ao envelhecimento da população. Para colaborar com o enfrentamento do problema, o Ministério da Saúde promoverá um webinário no próximo 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, das 9h às 12h.
O encontro, online e gratuito, é voltado principalmente para profissionais da atenção primária, a porta de entrada prioritária do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também é aberto para gestores e para a população em geral. O objetivo é sensibilizar e orientar os trabalhadores no reconhecimento de sinais de agressão (física, emocional, psicológica, financeira, entre outras), na escuta qualificada e no cuidado integral a pessoas idosas. A manhã será dividida em duas mesas:
- Situação (panorama) da violência relacionada às pessoas idosas no Brasil e ações para o enfrentamento dessa violência no Distrito Federal;
- Situação (panorama) da violência relacionada às pessoas idosas no Brasil e ações no âmbito da educação em saúde para o enfrentamento da violência.
Entre os convidados para o debate, estão representantes da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa, que faz parte da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde (Saps/MS) e promove o evento; da Secretaria de Vigilância Sanitária e Ambiental (SVSA/MS); da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas); da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa, ou por Orientação Sexual, ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin) do DF.
Saiba mais
No Brasil, um balanço divulgado pelo Disque 100 mostrou que de janeiro a 2 de junho de 2023, já foram registradas mais de 35 mil denúncias de violações de direitos humanos contra pessoas idosas. Em 2019, a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) revelou, também, que um em cada 10 idosos havia relatado algum tipo de abuso nos últimos 12 meses antes do levantamento, sendo 0,2% abuso sexual, 1,6% do tipo físico e 9,6% psicológica.
Quanto ao suicídio, outro problema de saúde pública, as pessoas idosas apresentam elevado risco, de acordo com informações apresentadas pela Global Burden of Disease, em 2021. Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, de 2020, também apontam que a maior taxa de suicídio no País é entre homens com mais de 70 anos.
No SUS, as vítimas de violência são atendidas por profissionais de saúde e registradas por meio da Ficha de notificação/investigação individual do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Os registros orientam o desenvolvimento de políticas públicas para o enfrentamento das violências, além de servir como iniciador da rede de cuidado e proteção, dando início ao cuidado integral às pessoas em situação de violência. Para assistir ao webinário, clique aqui.
Serviço
Webinário Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Data: 15/6/23
Horário: 9h a 12h
Onde assistir: canal do DataSUS no YouTube
Laísa Queiroz/Saps/MS