Notícias
PROTEÇÃO
Multivacinação chega ao Amapá neste sábado (15)
Foto: Ricardo Botelho/MS
As ações de multivacinação do Ministério da Saúde, que buscam aumentar as coberturas vacinais, chegam ao Amapá neste sábado (15), quando será realizado também o dia “D”. O lançamento oficial da iniciativa vai acontecer na Praça Veiga Cabral, avenida Mário Cruz, em Macapá, com vacinação das 8h às 12h. O objetivo é atualizar as cadernetas de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade.
O Amapá é o terceiro estado a receber a multivacinação. Amazonas e Acre já deram início à imunização. A escolha do Amapá é uma continuidade das ações para evitar a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, diante da queda das coberturas vacinais registrada nos últimos anos, especialmente em áreas de difícil acesso.
“Infelizmente o nosso país apresenta baixas coberturas vacinais para praticamente todas as vacinas. Isso deixa a nossa população desprotegida. Vamos oferecer imunizantes de todo o calendário para evitar que aquelas doenças que são evitáveis por vacina retornem”, destaca o diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti.
As equipes do Ministério da Saúde estão no Amapá desde a última terça-feira (11) para a realização do microplanejamento, método implementado internacionalmente e que é feito a partir das realidades locais, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística. A proposta é alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais.
Próximas etapas
Roraima, Maranhão e Pará serão os próximos estados a receber a multivacinação. A previsão é que as ações nas unidades de saúde desses estados comecem no mês de agosto.
Movimento Nacional pela Vacinação
O Movimento Nacional pela Vacinação, lançado em fevereiro pela nova gestão do Governo Federal, tem o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais do Brasil. Com a mensagem “Vacina é vida. Vacina é para todos”, a mobilização inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas. Essa ação é uma das prioridades do Ministério da Saúde para reconstrução do Sistema Único de Saúde (SUS), da confiança nas vacinas e da cultura de vacinação do país.
Ministério da Saúde