Notícias
TRANSPARÊNCIA
Ministério da Saúde lança selo comemorativo aos 30 anos do Sistema Nacional de Auditoria do SUS
Foto: Julia Prado/MS
Em celebração aos 30 anos do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (SNA), uma conquista que reforça o compromisso com a transparência e qualidade dos serviços prestados à população, um selo comemorativo foi lançado durante a 7ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), nesta quinta-feira (27).
Com a presença de representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e de autoridades da área, o auditor-geral da AudSUS, Alexandre Rodrigues, conduziu uma breve retrospectiva desde a instituição do SNA, destacando os avanços e desafios enfrentados ao longo das três últimas décadas.
“É necessário avançar e estamos avançando quando buscamos um sistema que atue também como um instrumento de orientação e aprimoramento contínuo. Dessa forma, é possível fomentar uma cultura de cooperação entre gestores e prestadores de serviços, em prol da excelência na saúde pública”, disse Alexandre.
Nesse contexto, um gesto simbólico enriqueceu ainda mais a cerimônia: Alexandre Rodrigues entregou solenemente um pin representando o selo comemorativo à ministra da Saúde, Nísia Trindade. “O pin é uma marca emblemática que simboliza a relevância da auditoria e a dedicação de todos os envolvidos em assegurar a transparência e a eficácia dos serviços prestados por meio do SUS”, acrescentou.
A presença de Nísia Trindade tornou o momento ainda mais especial, destacando o comprometimento do governo federal com o fortalecimento do sistema de saúde e o reconhecimento do trabalho incansável dos profissionais que atuam no SNA.
Para o secretário-executivo da pasta, Swedenberger Barbosa, “o SNA é fundamental para que o SUS permaneça e se fortaleça. Sem o SNA não se sabe a realidade do que está acontecendo porque não é descrito. Não se reconhece exatamente as dificuldades e os problemas. É necessário que o SNA seja um instrumento de governança com a capacidade de orientar os gestores adequadamente. Isso o Sistema de Auditoria tem que servir prioritariamente. O momento seguinte é fazer as ações corretivas, mas anteriormente a qualquer ação é fazer esse entendimento sobre a governança, qualificando cada vez mais a gestão”, afirmou.
A vice-presidente do Conass, Carmen Zanotto, enfatizou o imperativo de fortalecer o Sistema Nacional de Auditoria, destacando a sua essencialidade como um mecanismo tripartite. “O fortalecimento do SNA, lembrando que precisa ser tripartite e como um sistema de orientação, de apoio às estruturas de saúde. O que precisamos é sair daquela leitura que se tinha antes, como órgão de punição, tanto para gestores quanto para prestadores de serviços. O fortalecimento do sistema se faz com esse olhar”, disse.
O presidente do Conasems, Hisham Mohamad Hamida, enfatizou a relevância de se compreender que o fortalecimento do SNA não se restringe à perspectiva punitiva, que por muito tempo permeou as práticas de auditoria do SUS. “É uma data a ser comemorada e que a gente possa aperfeiçoar o sistema como uma visão educativa. É dar as mãos aos gestores para que possamos aperfeiçoar o SUS, o maior sistema universal do mundo e, com certeza, o Sistema Nacional de Auditoria tem uma parcela de responsabilidade e contribuição muito grande durante esses 30 anos”, comemorou.
O selo comemorativo dos 30 Anos do SNA é uma honraria que visa enaltecer o trabalho incansável dos auditores e reconhecer o papel vital que desempenham para o aprimoramento dos serviços de saúde em todo o país. Além disso, simboliza a parceria estreita entre a Auditoria do SUS e a população brasileira.
Tania Mello
Ministério da Saúde