Notícias
SAÚDE & TECNOLOGIA
Ana Estela Haddad: “precisamos pensar uma saúde mais conectada”
- Foto: Divulgação
Para a secretária de Informação e Saúde Digital (Seidigi/MS), Ana Estela Haddad, na era da informação, é impensável deixar os serviços de saúde fora das ferramentas tecnológicas. Ela chamou a atenção para o tema durante o talk show Health Day 2023, promovido pelo Youtube Brasil, nesta quinta-feira (9).
“Estamos imersos numa cultura digital e cognitiva, então a saúde acaba vindo no bojo desse mundo. Precisamos pensar uma saúde mais conectada”, disse Ana Estela. Na oportunidade, a secretária debateu o aumento da demanda por conectividade, telessaúde e compartilhamento de dados no Sistema Único de Saúde (SUS).
No encontro, a titular da Saúde Digital também tratou dos desafios que a pandemia impôs ao Brasil, especialmente no campo dos atendimentos e serviços médicos on-line. “Na pandemia, muitas pessoas que tinham resistência quanto aos processos a distância acabaram experimentando o uso por uma necessidade, já que muitos atendimentos ficaram represados”, explicou. Ela acrescentou que, com a saúde digital, houve a possibilidade de trabalhar em prontuários eletrônicos, por exemplo, mas que há muito a ser aperfeiçoado.
Ana Estela aproveitou o momento para reforçar que a facilidade de acesso às informações também exige responsabilidade. Segundo ela, a democratização do acesso à informação, por meio da internet, exige uma curadoria para que as pessoas saibam quais conteúdos são corretos, éticos e quais os que não contribuem para o crescimento como sociedade, o que vale para todas as áreas do conhecimento, inclusive, disse ela, para a saúde.
Nathan Victor
Ministério da Saúde