Notícias
Proteção dos brasileiros
No aniversário do SUS, Ministério da Saúde promove ato de vacinação na Paraíba
- Foto: Walterson Rosa/MS
No dia do aniversário de 32 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), nesta segunda-feira (19), as crianças e adolescentes de São José da Lagoa Tapada (PB) puderam se vacinar contra a poliomielite e outras doenças, como sarampo, caxumba e rubéola. A eliminação de doenças e proteção dos brasileiros por meio da vacinação é uma das principais conquistas da história do SUS.
Na cidade de pouco mais de 7 mil habitantes, no interior do estado, o SUS está presente no cuidado, no atendimento, prevenção, diagnóstico e proteção da população, como também ocorre nas outras 48 mil Unidades Básicas de Saúde espalhadas por todo Brasil, que garantem o acesso à saúde da população brasileira. O acesso universal e gratuito à saúde é preceito fundamental da Constituição Federal de 1988, sendo que a lei que regulamentou o sistema foi sancionada dois anos depois, em 1990.
Nesta segunda, as crianças entre um e menores de 5 anos tomaram as duas gotinhas que protegem contra a poliomieliete. Elas fazem parte do público-alvo da campanha que vai até o dia 30 de setembro. Os menores de 15 anos também puderam atualizar a carteirinha de vacinação com os imunizantes disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
"Onde há Brasil, há SUS. Como ministro da Saúde, eu peço que nos ajude, junto com os pais, mães e avós, para levarem as crianças para exercerem um direito que é delas, de ter acesso à vacina. Não queremos essas doenças que já estão eliminadas há tanto tempo atingindo nossas crianças", disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
A equipe do Ministério da Saúde também esteve com os gestores locais para orientar e debater o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde, a porta de entrada do SUS, com o programa Previne Brasil.
32 anos do SUS
Há exatos 32 anos, celebrados nesta segunda-feira (19), a saúde pública universal e igualitária para todos os brasileiros se tornou realidade com a instituição do Sistema Único de Saúde (SUS). O que antes era um serviço para poucos e de responsabilidade federal, passou a ser descentralizado e de gestão compartilhada entre União, estados e municípios.
A Constituição Federal de 1988 consagrou a saúde como direito de todos e dever do Estado. Dois anos depois, em 1990, a Lei nº 8.080 regulamentou o Sistema Público de Saúde em todo território nacional. O SUS não é simplesmente um serviço médico-hospitalar. Também promove serviços como prevenção, vacinação e controle das doenças, além de atuar na assistência farmacêutica, educação, promoção e gestão da Saúde.
Para que todos tenham assistência garantida, o SUS se baseia em três princípios. A universalização: em que a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e dever do Estado. Depois, a equidade. O objetivo desse princípio é diminuir desigualdades e garantir que todos tenham acesso aos mesmos serviços. Em terceiro, vem a integralidade, princípio que considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as suas necessidades.
Ministério da Saúde