Notícias
FORÇA NACIONAL DO SUS
Em Aracaju/SE, profissionais de saúde são treinados para reposta a situações de emergência e desastres
- Foto: Divulgação/MS
Cerca de 300 profissionais de saúde e das forças de segurança do estado de Sergipe estão sendo preparados para resposta integrada e em tempo oportuno a situações de emergências e desastres. O treinamento teve início nesta quarta-feira (31), em Aracaju/SE, e segue até sexta-feira (2), com o objetivo de preparar as equipes locais para resposta a Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), além de promover a integração entre as agências respondedoras.
O evento é realizado pela Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde de Sergipe e tem a participação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, órgãos de controle de trânsito, órgãos de segurança, forças militares e outros. Uma comitiva de gestores e profissionais de saúde do Haiti também participa do treinamento.
Durante esta semana, as equipes participam de atividades teóricas e exercícios práticos para aprimoramento de técnicas para situações de emergência. A ideia é que os três níveis de gestão (federal, estadual e municipal) atuem de forma coordenada e imediata em caso de incidentes com múltiplas vítimas.
“Esse momento de colaboração e troca de conhecimento vai auxiliar na integração. Assim, daremos à sociedade uma resposta qualificada e de menor tempo quando um incidente dessa proporção ocorrer”, explica a coordenadora-geral da Força Nacional do SUS, Pâmela Moreira.
O Ministério da Saúde pretende realizar outros treinamentos da Força Nacional do SUS durante 2022. Até hoje, mais de 2 mil profissionais já foram capacitados em todo o Brasil.
FN-SUS
Desde 2011, a FN-SUS é responsável por medidas de prevenção, assistência e controle de situações epidemiológicas, desastres naturais ou situação de desassistência à população, quando se esgota a possibilidade de resposta ou é necessário apoio ao estado ou município.
Ao longo desses anos, a Força atuou em mais de 50 missões, com 500 voluntários, a exemplo do enfrentamento ao momento mais crítico da pandemia da Covid-19 em Manaus e, recentemente, nas enchentes da Bahia e Pernambuco.
Ministério da Saúde