Notícias
PREVENÇÃO
Dia Internacional da Cardiologia Intervencionista: Ministério da Saúde alerta para os cuidados com o coração
Celebrado nesta sexta-feira (16), o Dia Internacional da Cardiologia Intervencionista é uma data que tem o objetivo de fazer um alerta para o cuidado com a saúde do coração. As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são as principais causas de morte do mundo, com especial destaque para as doenças cardiovasculares, que ocupam no Brasil e no restante do mundo, a primeira posição na lista.
A Cardiologia Intervencionista é uma área específica da cardiologia que trata um grande número de doenças cardiovasculares, dentre elas a doença arterial coronária, a valvulopatia aórtica, mitral ou pulmonar e as cardiopatias congênitas, e realização de diagnósticos de doenças do coração, por meio de procedimentos minimamente invasivos, como cateterismo, angioplastia, ultrassom intracoronário, entre outros. É uma técnica que não utiliza de grandes cortes, tornando tudo mais confortável para o paciente.
Por serem menos invasivos e geralmente feitos apenas com sedação, dispensando anestesia geral, os tratamentos intervencionistas permitem reduzir o tempo de internação do paciente e retomar mais rapidamente suas atividades habituais. De 2020 a julho de 2022, mais de 242 mil procedimentos em cardiologia intervencionista foram realizados no Brasil.
A prevenção é uma das maneiras mais efetivas no controle de doenças cardiovasculares e deve ter início o quanto antes. A adoção de hábitos simples e contínuos, como atividade física regular de pelo menos 150 minutos por semana, alimentação balanceada, priorizando alimentos frescos, como frutas, legumes, hortaliças e cereais, evitando os ultraprocessados e a cessação do tabagismo, trazem ganhos à saúde e ao coração.
Ministério da Saúde