Notícias
NOVA OPORTUNIDADE
Vagas remanescentes do Programa Saúde com Agente são divulgadas
O Programa Saúde com Agente, maior iniciativa de formação técnica de agentes de saúde do País, com cerca de 200 mil participantes em duas capacitações, chega à etapa de chamamento para ocupação de vagas remanescentes do Curso Técnico para Agentes Comunitários de Saúde. A formação é ofertada no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses.
A diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (SGTES/MS), Musa Morais, lembra que as aulas tiveram início no mês de agosto, contemplando as disciplinas das etapas introdutória e formativa. “Os conteúdos ministrados nessas duas etapas enfatizaram a importância da integração das ações entre os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate às Endemias”, pontua.
A coordenadora-geral de Ações Educacionais do Departamento de Gestão da Educação (SGTES/MS), Adriana Fortaleza, diz que a iniciativa entra em uma etapa primordial. “Em novembro, além de seguir com as orientações dos tutores, os agentes também serão assistidos e orientados pelos preceptores, de forma presencial, em serviço. Será um momento rico, de muita troca de saberes e construção de conhecimento”, destaca.
Musa Morais ressalta, ainda, o entusiasmo dos agentes com o Programa, que pretende melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. “Mais importante que os números, é termos a satisfação em saber que o Programa tem contribuído significativamente com a formação dos agentes. Os estudantes estão animados e acreditamos que tudo isso vai se refletir na transformação e aprimoramento das práticas do trabalho por eles desenvolvido em todo o País”, acrescenta.
Para o Curso Técnico para Agentes de Combate às Endemias, todas as 43.835 inscrições homologadas tiveram suas matriculas efetivadas, não restando cadastro reserva.
Ministério da Saúde