Notícias
QUALIFICAÇÃO
Cuidados com idosos são aprofundados em curso para melhor desempenho de médicos e enfermeiros
As matrículas para o curso "Abordagem Domiciliar em Situações Clínicas Comuns em Idosos - Medicina" estão abertas e podem ser feitas até 31 de janeiro do próximo ano. O objetivo é proporcionar aprimoramento do atendimento pelos profissionais de saúde aos pacientes. A capacitação gratuita é oferecida na modalidade EaD, com 45 horas-aula. Para participar, é necessário ser médico ou enfermeiro com atuação em atenção domiciliar e na atenção primária à saúde. As aulas ficam disponíveis até 28 de fevereiro.
A autoaprendizagem oportuniza a formação por meio de casos clínicos interativos que enfocam o desenvolvimento do raciocínio clínico e o aprofundamento dos conhecimentos. Os temas dos casos clínicos incluem a abordagem domiciliar de doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, incapacidade funcional, quedas, doença pulmonar obstrutiva crônica, problemas musculoesqueléticos e de saúde mental.
A oferta educacional também inclui ferramentas interativas como escores, calculadoras e escalas. Esses materiais subsidiam a avaliação da situação de saúde dos idosos. Ainda são disponibilizados materiais com orientações sobre a temática para cuidadores e usuários que podem ser utilizados pelos profissionais em sua prática. O pré-teste, o pós-teste e o desempenho no desenvolvimento dos casos clínicos são utilizados para a avaliação.
O conteúdo foi desenvolvido pela Universidade Federal de Pelotas, está disponível na plataforma UNA-SUS e é uma parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS).
Ministério da Saúde