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ATENÇÃO PRIMÁRIA
Chapecó se destaca nacionalmente com APS de qualidade neste quadrimestre
Foto: Priscilla Leonel
Dados do programa Previne Brasil apontam que Chapecó (SC) obteve nota 8,48 no desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS) neste segundo quadrimestre de 2022. O feito torna seu serviço reconhecido como um dos melhores entre as cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes.
A cidade contou com crescimento de 17,94% em seu desempenho com relação ao primeiro quadrimestre, quando obteve Índice Sintético Final (ISF) de 7,19. Com relação à nota do primeiro quadrimestre do ano passado, a melhora foi de 86,7% (nota 4,54 na época).
Nesse contexto, o líder da Atenção Primária e equipe técnica do Ministério da Saúde (MS) decidiram visitar o município de Santa Catarina para conhecer as estratégias que o elevaram frente à APS nacional. “Chapecó e suas equipes da saúde estão de parabéns por terem atingido excelentes resultados, e por isso nós viemos conhecer as práticas adotadas por vocês", afirmou o secretário de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Sáude, Raphael Câmara.
"A cidade é referência em Saúde, e o ministério está à disposição para continuarmos essa parceria em busca de um atendimento cada vez melhor para a população”, finalizou Câmara durante o evento, realizado em centro de cultura da cidade.
O secretário de Saúde de Chapecó, Jader Danielli, destacou que, no primeiro semestre do ano passado, ele e o então titular da pasta, Luiz Carlos Balsan, estiveram em Brasília para conhecer melhor os programas do governo federal para a Saúde.
“Fomos muito bem recebidos no Ministério e recebemos orientações que foram fundamentais e que colocamos em prática e conseguimos, assim, melhorar nossos índices. E o atendimento na saúde básica evita o agravamento das doenças. A tendência é termos resultados ainda melhores no próximo semestre”, disse Danielli.
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, destacou que a saúde é prioridade em sua gestão. “Nenhum governo terá êxito se não cuidar da saúde, ela é a base de tudo”, acredita Rodrigues.
A gerente de Atenção Básica, Ligia Schacht, apresentou as ações realizadas em Chapecó, como ampliação das equipes de Saúde da Família, organização dos cadastros, treinamento das equipes para atendimento e cadastramento das informações, criação de equipes de referência por cores para os usuários, agendamento de consultas e atendimentos via WhatsApp, ampliação do horário de atendimento em quatro unidades de oito para 12 horas, aquisição de tablets para as 355 agentes comunitárias de saúde, busca ativa de pacientes, contratação de consultoria e planejamento das ações.
Graças a essas ações, os exames de HIV e sífilis estão em 92%, as consultas odontológicas estão em 89% e a cobertura das equipes de Saúde da Família está em 95%.
CCOM/MS com dados do Chapecó online.