Notícias
AÇÃO INTERNACIONAL
Queiroga ao G20: “Brasil tem investido em pesquisa e inovação para o enfrentamento à tuberculose”
- Foto: Myke Sena/MS
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reforçou, nesta terça (29), o empenho do governo brasileiro junto ao esforço internacional para a erradicação da tuberculose. “Nos últimos anos, o Brasil tem investido em pesquisa e inovação para tuberculose, fortalecendo centros de pesquisa nacionais”. A fala foi durante evento de alto nível do G20 – grupo das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia –, organizado pela presidência indonésia do bloco.
Queiroga também destacou a necessidade de os países destinarem maior atenção às chamadas doenças negligenciadas por meio da promoção do acesso justo e equitativo a medicamentos de alta qualidade.
O Brasil faz parte da lista da Organização Mundial da Saúde (OMS) de países prioritários para o controle da tuberculose no mundo. Por isso, segundo o ministro, o Governo Federal atua para reduzir em mais de 90% os índices de mortes pela enfermidade. “Distribuímos mais de 420 mil cartuchos de teste rápido molecular em 2021 e mais de 90 mil tratamentos”, afirmou.
Para além das ações de enfrentamento que o Sistema Único de Saúde (SUS) já executa, o ministro mirou o futuro: o investimento em tecnologias de inteligência artificial é cada vez mais necessário. O acesso à telemedicina, viabilizando a análise remota de raio-x, auxiliará no diagnóstico em locais remotos.
Ações no SUS
Em 2022 serão disponibilizadas novas tecnologias para diagnóstico da doença que irão agilizar a detecção e oportunizar o tratamento. Ainda no primeiro semestre, estará disponível o teste MGIT de sensibilidade. O método possibilita a identificação da doença em menor tempo do que o teste convencional.
Nathan Victor
Ministério da Saúde