Notícias
Saúde Indígena
DSEI Interior Sul faz ação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes não passou em branco no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Interior Sul, no polo base Guarita. É que as mulheres indígenas Kaingang realizaram uma mobilização chamada Meu Corpo, meu Território, no dia 18 de maio. O evento reuniu mais de 600 pessoas.
O objetivo foi conscientizar a população sobre a necessidade de trabalhar pela não-violência contra crianças, jovens e mulheres indígenas. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pela Lei nº 9970/2000.
Além do público indígena, a ação contou com a presença de representantes do Ministério Público Federal e da Funai, governos locais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), Instituto Águas Novas e da Força Policial presente na Região.
O Coordenador do DSEI Interior Sul, Alexandre Rossettini, explicou que a ideia partiu das próprias indígenas e contou com total apoio do Distrito. Segundo ele, a ideia do grupo é propor um debate contínuo a respeito da não-violência contra a mulher.
Vale destacar que a programação contou, também, com a apresentação do projeto Saúde Mental de Apoio à Atenção Psicossocial e Medicinas Tradicionais aos Povos Indígenas, realizada por representantes do Polo Base Guarita. O Coordenador informou que o projeto tem por objetivo o fortalecimento da saúde emocional dos indígenas.