Notícias
SELEÇÃO
Confira o resultado preliminar dos projetos selecionados na 10ª edição do PET-Saúde
Foi publicado, nesta sexta-feira (27), o resultado preliminar dos 142 projetos selecionados na 10ª edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), que este ano aborda o tema “Gestão e Assistência”. A iniciativa, dos Ministérios da Saúde e da Educação (MEC), conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS), visa a qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação da área.
Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, sem fins lucrativos, com cursos de graduação na área da saúde, em parceria com as Secretarias de Saúde (Estadual, Municipal e o Distrital) participaram do processo. Ao todo, foram 150 projetos inscritos de todo o país.
Alguns estados brasileiros se destacaram pelo número de inscrições. É o caso do Rio Grande do Sul, que submeteu 18 propostas, seguido de Minas Gerais, com 17, e São Paulo, com 14 iniciativas inscritas. A previsão é publicar o resultado final no dia 10 de junho e a expectativa para o início das atividades é em 27 de junho.
Nesta edição, as instituições devem cumprir com as seguintes tarefas: ações de educação pelo trabalho para a saúde; ações de gestão e de assistência, em todos os níveis de Atenção à Saúde; e mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para todos os cursos de graduação na área da saúde reconhecidos pelo MEC.
A 10ª edição do PET-Saúde oferece bolsas nas seguintes modalidades:
I - Iniciação ao trabalho, destinada a estudantes regularmente matriculados em Instituições de Educação Superior (IES) integrantes do PET-Saúde, com o objetivo de desenvolver vivências e produzir conhecimento relevante em áreas prioritárias na produção da saúde;
II - Tutoria acadêmica, destinada a professores das IES, integrantes do PET - Saúde, que orientem as vivências em serviço e produzam ou orientem a produção de conhecimento relevante na área da saúde; e
III - Preceptoria, destinada a profissionais, pertencentes aos serviços de saúde, que realizem orientação em serviço a estudantes participantes do Programa.
Confira aqui o resultado preliminar dos projetos selecionados
Ministério da Saúde