Notícias
REDE DE ATENÇÃO
Violência contra a pessoa idosa é tema de debate do Ministério da Saúde
O envelhecimento populacional ocorre mundialmente e é observado de maneira ainda mais acelerada nos países em desenvolvimento. A Organização Mundial da Saúde estima para 2050, cerca de 2 bilhões de pessoas com 60 anos ou mais no mundo. Em 2015, este público somava 900 milhões de idosos. Nesse contexto, uma em cada seis pessoas dessa faixa etária já sofreu algum tipo de violência, número que tende a aumentar devido ao crescimento de idosos no mundo. Por isso, nesta quarta-feira (15), Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, o Ministério da Saúde realiza a “Mesa Redonda: violência contra a pessoa idosa e o papel da APS”.
O objetivo do encontro é sensibilizar gestores e profissionais de saúde sobre a identificação de sinais de violência, garantindo uma escuta qualificada e o cuidado integral à pessoa idosa que se encontra nessa situação. O evento será online, por meio do canal do Youtube do DataSUS e vai debater a atuação da Atenção Primária à Saúde na detecção e prevenção da violência contra o idoso.
A violência contra pessoas idosas é um ato único ou repetido, que causa dano ou sofrimento, incluindo consequências psicológicas a longo prazo. Pode se manifestar através da violação de direitos humanos, violência física, sexual, psicológica ou emocional, violência patrimonial, negligência, entre outras. Essa violência pode levar a consequências físicas, mentais, financeiras e sociais, e sua recuperação pode demorar mais tempo do que para pessoas de outros grupos etários.
Confira a programação:
9h30 às 9h40 - Boas-vindas
Raphael Câmara (Secretário de Atenção Primária à Saúde – SAPS/MS) e Lucélia Nico (Coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa – COSAPI/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS)
9h40 às 10h
“Década Internacional do Envelhecimento: uma oportunidade para combater a violência” - Ariel Karolinski (Coordenador da Unidade de Família, Gênero e Curso de Vida – FGL/OPAS Brasil)
10h às 10h20
“Perfil das violências em idosos e seus fatores de risco” - Patrícia Pereira Vasconcelos de Oliveira (Coordenadora-Geral de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis – CGDANT/DASNT/SVS/MS)
10h20 às 10h40
“Violência contra a pessoa idosa: desafios e perspectivas para a APS” – Lucélia Silva Nico (Coordenadora de Saúde da Pessoa Idosa – COSAPI/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS)
10h40 às 11h00
“Rede de atenção e proteção às pessoas idosas em situação de violências: relato de experiência de Goiânia/GO”
Marta Maria Alves da Silva - Médica da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e do Hospital das Clínicas da UFG
Moderadora: Cristina Hoffmann (Técnica da Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa – COSAPI/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS)
11h às 11h50
Debate e perguntas e respostas, mediante participação no chat do Youtube.
Fran Martins
Ministério da Saúde