Notícias
ATENÇÃO PRIMÁRIA
Programa Saúde com Agente abre seleção para conteudistas
Imagem: Pixbay
Os agentes comunitários de saúde são essenciais para o bom funcionamento da Atenção Primária (APS) no Brasil, e qualificá-los tecnicamente é uma meta no Ministério da Saúde. Nesse contexto, o Programa Saúde com Agente abriu um processo seletivo para a contratação de conteudistas, teóricos e práticos, que queiram integrar a equipe multidisciplinar dos cursos Agente Comunitário de Saúde e Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. Confira o edital e o link para inscrição aqui .
A divulgação dos resultados, inclusive dos recursos, ocorrerá na página eletrônica https://www.portalfaurgs.com.br /, conforme cronograma abaixo:
Requisitos, carga horária e remuneração
De acordo com a Fundação de Apoio da Universidade do Rio Grande do Sul (FAURGS), responsável pelo edital, os requisitos básicos exigidos aos participantes são:
– Ter diploma de graduação, devidamente registrado, expedido por instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE);
– Ter formação mínima em nível de especialização latu sensu;
– Ser professor(a) com experiência mínima comprovada de dois anos na área da disciplina ou ser profissional atuante no Sistema Único de Saúde com experiência mínima de dois anos na área da disciplina para a qual se candidata;
– No caso da participação de docentes do quadro de servidores da UFRGS como conteudista, esta atividade não poderá prejudicar o cumprimento das suas atribuições funcionais junto ao seu departamento e unidade de vínculo;
– O candidato selecionado fará jus a um pagamento de serviço, no valor de R$ 345 (trezentos e quarenta e cinco reais) por hora aula, conforme o quadro 1 do edital.
Saúde com Agente
Lançado em 2020
, o Programa promove a capacitação de agentes comunitários de saúde em todo País. Seu objetivo é melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária à Saúde.
Os cursos do Saúde com Agente buscam despertar um olhar mais apurado às condições de saúde e às habilidades de destreza manual relacionadas ao trabalho dos agentes comunitários de saúde na comunidade.A ideia é que esses profissionais, tão importantes para a APS no Brasil, consigam prestar orientações mais qualificadas aos pacientes que necessitam de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.