Notícias
Reconhecimento
Ministério da Saúde condecora personalidades de destaque no progresso do SUS
O Ministério da Saúde homenageou, nesta quarta-feira (21), 56 personalidades que prestaram serviços à saúde pública do Brasil. A cerimônia ocorreu no Salão Verde do Clube do Exército, em Brasília (DF) e entre os agraciados estavam ministros de estados, representantes de instituições parceiras e servidores públicos.
Na ocasião, Marcelo Queiroga, Ministro da Saúde, destacou o compromisso constitucional da pasta com a vida. “A nossa carta magna introduziu no artigo 1º, que a dignidade da pessoa humana é um compromisso fundamental da República Federativa do Brasil. E a saúde, como diz o artigo 196, é um direito de todos e um dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas", disse.
De acordo com Queiroga, a missão da Pasta, ao longo deste ano, contou com a especial dedicação dos homenageados. Entre os citados na distinção, estavam o Secretário de Vigilância em Saúde do MS, Arnaldo Medeiros; a Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Brito e o Diretor da Quinta Diretoria da ANVISA, Daniel Meirelles.
A Medalha
Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872, foi personagem fundamental na história da saúde pública brasileira. O trabalho do sanitarista serviu como base para a implementação do Plano Nacional de Imunização (PNI), além da luta na erradicação da febre amarela, peste bubônica e varíola.
Em 1907, Cruz ganhou reconhecimento internacional quando recebeu a medalha de ouro no 14º Congresso Internacional de Higiene e Demografia de Berlim, na Alemanha, pelo seu trabalho de saneamento no Rio de Janeiro.
Ministério da Saúde