Notícias
ATENÇÃO PRIMÁRIA
Presidente Prudente/SP se destaca na Atenção Primária brasileira apostando na humanização do cuidado
Fotos: Priscilla Leonel
Com 231.953 habitantes, o município paulista Presidente Prudente garantiu o segundo lugar no ranking das 5 cidades brasileiras de grande porte com melhor desempenho nos indicadores do Previne Brasil , tendo sido parabenizado in loco por técnicos do Ministério da Saúde (MS), nesta sexta-feira (12).
A região garantiu a pontuação de 8,9 no primeiro quadrimestre de 2022 diante do programa atual de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), o Previne Brasil, que estabelece o alcance de indicadores para a melhora do serviço à população. Entre os serviços em que mais se destacaram estão o pré-natal; o cuidado à saúde bucal das gestantes e a cobertura vacinal contra Polio e Penta.
Atualmente, a cidade possui quase 70% de cobertura da APS, com 160.156 usuários cadastrados. Gestores e profissionais da APS do município de Presidente Prudente apostam na humanização do cuidado como motivo para o alcance da pontuação apontada pelo MS.
“Acredito que nós conseguimos este índice porque fazemos um trabalho humanizada. Aliamos essa atuação à um trabalho técnico de qualidade, com usuários que não são tratados como números", garantiu a secretária de Atenção Primária do município, Márcia Cristina Dantas.
Para a apoiadora das estratégias de Saúde da Família do município, Fernanda Trevisan, o registro dos indicadores no Prontuário Eletrônico faz toda a diferença no sucesso das ações. “Essa sinalização chama a atenção do profissional, que está ali de frente para o usuário e entende que precisa ter uma visão diferente para a integralidade do cuidado”, aponta.
Além do uso do prontuário eletrônico, a apoiadora local também aposta na integração da equipe. “Ter essa ação conjunta dos profissionais, que estão ou no acolhimento, ou na sala de vacina, ou na visita que o agente de saúde faz, todos sabendo da importância de ter um olhar diferenciado pro usuário, faz toda a diferença, até mesmo para aproximá-lo", finaliza Fernanda.
“Enquanto parte do Ministério da Saúde, temos orgulho em saber da atuação de vocês e por isso estamos aqui. Para parabenizá-los, mas também para conhecer a realidade de vocês e sobre como atuam aqui para que possamos incentivar mais cidades a seguirem o mesmo exemplo”, afirmou o secretário de Atenção Primária a Saúde, Raphael Câmara, que também esteve presente.
A comitiva ministerial foi recebida pelo prefeito de Presidente Prudente, Ed Tomas, além de toda a equipe de saúde municipal. Durante a agenda, o grupo técnico do MS também visitou as instalações do Hospital Psiquiátrico Espírita Bezerra de Menezes e a Unidade Básica de Saúde Morada do Sol, assim como as equipes de atuação local.
Fotos: Priscilla Leonel
Avanços na saúde do município
Entre as diversas estratégias em que Presidente Prudente aposta estão o fortalecimento das iniciativas de cadastramento da população, incluindo busca ativa; o uso de prontuário eletrônico com registro de todos atendimentos; a capacitação dos profissionais das equipes sobre os indicadores e formas corretas de registros; a atuação constante dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), os horários de atendimento estendidos; entre outras ações que proporcionam a melhoria do acesso da população aos atendimentos e, consequentemente, a melhora constante dos indicadores.