Notícias
ATENÇÃO PRIMÁRIA
Catanduva/SP é o quarto município brasileiro de grande porte com melhor desempenho na atenção primária
Foto: Priscilla Leonel/Ccom/MS
Catanduva, município paulista com 123.114 habitantes, hoje foi parabenizado durante visita técnica do Ministério da Saúde. A cidade está em quarto lugar no ranking nacional de desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS), tendo garantido o Indicador Sintético Final (ISF) de 8,18. A métrica é monitorada pelo Ministério e representa a soma de sete indicadores que garantem um melhor serviço à população.
O município possui 82,1% de cobertura de APS e o total de 101.083 usuários cadastrados. Destes, 79.741 em equipes de Saúde da Família. Catanduva conseguiu um bom desempenho no primeiro quadrimestre de 2022, com destaque nos indicadores de pré-natal, Gestante Saúde Bucal, Cobertura Polio e Penta e Hipertensão arterial.
“Ficamos muito orgulhosos de saber que estamos entre os 5 melhores municípios avaliados no ranking do Previne Brasil. É reflexo de um trabalho diário e incansável de toda a equipe. Cada indicador que fazemos subir o mínimo possível é um passo grande e esperamos continuar nos superando, quem sabe sendo avaliados um dia como melhor município do país todo nos indicadores”, aposta o secretário municipal de saúde de Catanduva, Rodrigo Neves.
A diretora técnica da Saúde do município de Catanduva, Camila de Santis, aposta no investimento em capacitações como uma das estratégias responsáveis pelo desempenho do município. “Além disso, definimos reuniões bimestrais com enfermeiros, médicos e dentistas para monitoramento dos indicadores. Pactuamos fluxos que facilitaram o entendimento das inconsistências dos dados em relação ao sistema próprio do município e também com relação ao e-gestor”, afirmou.
Na ocasião, a equipe da secretaria de saúde municipal apontou êxitos e dificuldades na atuação do município pela atenção primária e também pôde tirar dúvidas com os técnicos ministeriais para mais avanços na gestão local.
Segundo o Secretário de Atenção Primária à Saúde, Raphael Câmara, a presença do Ministério no município não refletiu apenas o objetivo de parabenizar a cidade, mas de apoiá-la. “Viemos não só para prestigiar Catanduva, mas também aprender e apoiar vocês a partir dessa escuta. Para nós, a experiência que vocês nos contam é um momento também muito rico. É assim que conhecemos os detalhes do que vivem, de como trabalham, e quais são os desafios locais. E isso importa no momento de pensar e avançar nas políticas" garantiu Câmara.
“Pra nós é um motivo de alegria e de muito orgulho receber a equipe técnica do MS. Isso mostra pra nós que todo esse esforço e estratégias que temos traçado têm valido a pena. A intenção agora é continuar esse trabalho, aproveitar o momento de aproximação e nos alinhar cada vez mais com a equipe ministerial. Podemos perceber que o MS está aberto a nossas propostas e ideias, então esperamos que esses laços se estreitem, finalizou o secretário municipal de Catanduva, Rodrigo Neves.
Foto: Priscilla Leonel/Ccom/Ms
Visitas técnicas aos municípios de destaque nacional
Como forma de reconhecimento dos municípios que têm desempenhado grandes esforços na oferta de uma atenção primária de qualidade, o Ministério da Saúde tem levado sua equipe técnica para apoiar
in loco
os gestores da APS dessas localidades.
O ranking foi feito com base nas melhores pontuações de equipes de pequeno, médio e grande porte, além de grandes metrópoles. Isso significa que as visitas técnicas são feitas aos municípios por estratos populacionais, com os maiores e menores ISF no primeiro quadrimestre de 2022. Hoje, temos cinco municípios de grande porte (com entre 100.000 a 900.000 habitantes) com nota do ISD acima de 8, sendo 1 deles com nota acima de 9. Catanduva está entre eles.
Agenda em Catanduva
Além de visita à secretaria municipal do município, a equipe técnica do Ministério da Saúde conheceu também o Hospital Psiquiátrico de referência no país Mahatma Gandhi. A agenda foi acompanhada também pelo coordenador geral de Saúde Mental, Álcool e Outras drogas do Ministério da Saúde, Rafael Bernardon.
“Foi uma grata surpresa conhecer toda a estrutura da associação, que nasceu na saúde mental e agora é responsável pelas unidades da atenção primária e CAPS do município. A instituição é parte importante não somente da Rede de atenção psicossocial, como da atenção básica. A experiência mostra a potência de um hospital psiquiátrico estruturante, bem articulado com os demais serviços da rede e servindo de retaguarda para atenção primária e aos CAPS", afirmou Bernardon.