Notícias
Saúde Indígena
SESAI realiza ações voltadas à prevenção e combate ao suicídio
SESAI realiza ações voltadas à prevenção e combate ao suicídio.
Em alusão ao setembro amarelo, mês que faz referência à prevenção do suicídio, a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) realizou diversas ações voltadas para o tema. Por meio dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o objetivo foi intensificar a visibilidade desse assunto tão importante, não apenas para os indígenas, mas também líderes, equipes de saúde, coordenadores e trabalhadores, para que todos possam ajudar na prevenção do suicídio indígena, visto que o sofrimento psíquico também se encontra dentro do contexto indígena.
Os 34 DSEI realizaram atividades como capacitações de profissionais da ponta, atividades educativas de forma lúdica para os indígenas, palestras, rodas de conversa, dinâmicas, caminhadas pela vida, concurso de desenhos e produção de material educativo.
Vale lembrar que os encontros contaram ainda com a participação dos Agentes Indígenas de Saúde (AIS), que são trabalhadores indígenas.
Nessas atividades também foram abordados temas como uso abusivo de álcool, uma vez que esse é um ponto de atenção para as equipes de saúde e considerado um fator de risco para o suicídio, já que o uso excessivo do álcool modifica o funcionamento mental de quem o consome.
Segundo Patrícia Zolet Martins, psicóloga do Departamento de Atenção à Saúde Indígena (DASI/SESAI), cada ação buscou, principalmente, respeitar e valorizar as culturas e tradições de cada etnia, buscando atribuir sentido às atividades cotidianas e melhorar o bem-estar e qualidade de vida a cada população.
“Vale ressaltar que as ações das equipes de saúde sobre esses temas continuam durante todo o ano, pois são de extrema importância, uma vez que buscam dar sentido à vida, à cultura, à tradição e aos costumes de cada etnia”, reforça a psicóloga.
O objetivo é a valorização e motivação dos indígenas a continuarem com o autocuidado, buscando cuidar dos familiares e ficar mais atentos uns com os outros.
Profissionais
O Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SASISUS) conta com psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos e agentes indígenas de saúde que realizam ações de acolhimento às experiências de sofrimento psíquico nas aldeias indígenas.
A Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas também inclui os profissionais da saúde. Com o programa “Cuidando do Cuidador”, a SESAI oferta escuta qualificada e apoio psicossocial aos trabalhadores da saúde indígena, que têm vivenciado situações de tensão e preocupação por causa da pandemia. As equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) podem buscar atendimento psicológico online com os psicólogos de outros DSEI.
Texto: Karina Borges - Nucom/SESAI