Notícias
Saúde Indígena
Podcast: Como chega água nas aldeias? A estratégia da SESAI para combater doenças
Podcast: Como chega água nas aldeias? A estratégia da SESAI para combater doenças.
Água é saúde! E não se engane: água transparente não é o mesmo que água limpa. E é com essa perspectiva que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, mantém especialistas em saneamento nos territórios indígenas, monitorando a qualidade da água e o seu manejo correto, com o objetivo de oferecer mais saúde.
No terceiro episódio do SESAI CAST – Podcast oficial da SESAI – os apoiadores técnicos em saneamento da SESAI, Gilliard Nunes e Davi Machado, revelam as peculiaridades de como são construídos os sistemas de abastecimento de água nas aldeias e como se dá o tratamento da água a qual os indígenas têm acesso.
As pessoas estão acostumadas a imaginar aquele indígena que vive apenas na floresta, que bebe água apenas do rio que passa perto de sua aldeia quando, na verdade, nós temos diversas realidades no Brasil, incluindo aqueles indígenas que só podem ter acesso a água via poço, ou caminhões-pipa, mas que em todos esses casos a água dever ser tratada para que possa ser consumida de forma saudável, esclarece Gilliard.
Com indígenas espalhados por todo o território brasileiro, o acesso, distribuição e tratamento de água oferecidos pela SESAI encontra condições ímpares, condizentes com a região onde estes indígenas vivem. Davi explica que para cada região ou território indígena, a SESAI realiza um estudo do solo, do tipo de rocha, além de observar outros parâmetros, para poder ofertar água potável de qualidade.
Na Região Nordeste, por exemplo, em alguns lugares, a SESAI leva acesso a água por meio da perfuração de poços, mas depois de estudos realizados na região percebemos que a água extraída tinha um alto teor de sal e então a SESAI entrou com os dessalinizadores e com o tratamento que é padrão para todas as regiões, que vão desde o uso do cloro até a instalação de filtros, pontuou.
Os convidados do programa também exaltaram a participação dos indígenas na conscientização da população e também na manutenção da qualidade da água que está sendo consumida por todos. Sendo um elo permanente entre os indígenas e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) em cada território.
O agente indígena de saneamento tem um papel muito importante dentro da aldeia. É ele que monitora a qualidade da água, desde a cor, o cheiro até o gosto. Ele aciona as equipes dos DSEI em caso de irregularidades e também podemos dizer que a atuação dele na aldeia é uma boa estratégia por ter a confiança dos outros indígenas. Imagina se alguém te oferece um saquinho com hipoclorito e manda você colocar na água. Se você não conhece, você não vai fazer isso, assim é com o indígena, concluiu Gilliard.
Esta edição do SESAI CAST pode ser ouvida nas principais plataformas de podcast, tais como Spotify, iTunes e Google Podcast.
Confira na integra: