Notícias
RESIDÊNCIA MÉDICA
Enare 2021: prorrogado para 29 de setembro prazo de adesão para instituições de saúde de todo o país
Instituições de saúde de todo o país têm até a próxima quarta-feira (29/09) para efetivar a adesão ao Exame Nacional de Residência (Enare). O prazo foi ampliado em cinco dias para possibilitar a expansão do exame, que busca otimizar a forma de selecionar os residentes nas áreas médica, multi e uniprofissional.
A edição de 2021 do Enare será ampliada e a prova deste ano será realizada nas capitais e em mais 20 municípios a serem definidos. O cadastro pode ser feito no portal da Ebserh: enare.ebserh.gov.br
A expectativa é que a ampliação do Enare, realizado pela Empresa Brasileira de Serviços hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), beneficie os candidatos ao simplificar a prova, democratizar o acesso às vagas de residência e reduzir os gastos com inscrições e viagens. Além disso, representará uma economia nos recursos públicos.
Residentes
Desde janeiro de 2021, o Ministério da Saúde já empenhou mais de R$ 642 milhões para o pagamento de bolsas de residência em saúde. Por mês, a pasta financia a formação de mais de 22 mil residentes, sendo 14.188 residentes médicos e 8.380 residentes em área profissional da saúde. A previsão é que até o final do ano o investimento chegue a R$ 1,3 bilhão.
Os programas de concessão de bolsas financiam o residente por todo período da formação, que pode ser de um a cinco anos.
Nathan Victor
Ministério da Saúde
(61) 3315-3580 / 2351