Notícias
SANEAMENTO E SAÚDE
Em posse de novo presidente, Queiroga reforça apoio integral à Funasa
Fotos: Walterson Rosa/MS
O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se comprometeu com o apoio integral do Ministério da Saúde, de suas secretarias e servidores à Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Queiroga participou da cerimônia de posse do novo presidente da fundação, Miguel Marques, na manhã desta sexta-feira (3).
O ministro da Saúde também destacou o papel da Funasa num setor onde cada real investido resulta em uma população cada vez mais saudável: o saneamento básico. "Se nós não temos o cuidado e a devida atenção com esses aspectos, nunca poderemos ter uma saúde de qualidade. O presidente Jair Bolsonaro se comprometeu em ampliar o saneamento básico no Brasil, e assim temos feito. O governo Federal tem se empenhado bastante, aplicando recursos públicos em uma área que é sensível”, afirmou.
A Funasa, vinculada ao Ministério da Saúde, detém a mais antiga e contínua experiência em ações de saneamento no país e trabalha para reduzir riscos, atuando em ações de saneamento básico a partir de critérios epidemiológicos, socioeconômicos e ambientais voltados para a promoção e proteção da saúde.
O ministro ainda falou sobre a gestão realiza no atual governo. “Temos tolerância zero com práticas de corrupção e com desvios de recursos, e é por isso que o pouco que nós dispomos, temos utilizado de maneira muito própria. Isso fica bem claro pela ampliação da oferta de saneamento", ressaltou.
Valorização do SUS
Queiroga também reforçou o quanto a pandemia da Covid-19 deixou claro a todo o país o quanto o Sistema Único de Saúde (SUS) merece e deve ser cada vez mais valorizado. "Sabemos, mais do que nunca, que a saúde como um direito de todos e dever do Estado deve ter políticas públicas que levem à implementação desse direito na medida máxima do possível. Temos feito isso de forma muito determinada, e a Funasa tem um papel preponderante, por isso precisa de pessoas que sejam empenhadas, que tenham compromisso com a nobre função que tem essa fundação. Eu tenho certeza que o Miguel Marques é alguém que tem essas características e vai dar continuidade ao trabalho de excelente qualidade que vem sendo executado", disse o ministro.
Gustavo Frasão
Ministério da Saúde